"Vamos fazer os possíveis e impossíveis para não fechar blocos de partos", garantiu o diretor Executivo do SNS

"Vamos fazer os possíveis e impossíveis para não fechar blocos de partos", garantiu o diretor Executivo do SNS
| País
Porto Canal/Agências

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) garantiu esta quarta-feira que irá fazer "os possíveis e impossíveis" para não fechar blocos de parto, para não prejudicar o acesso aos serviços nem reduzir as capacidades de formação e investigação.

"Vamos fazer os possíveis e impossíveis para não fechar blocos de partos. Fechar blocos de partos, de forma irreversível, conduz a que as restantes valências acabem por fechar", disse Fernando Araújo na comissão parlamentar de Saúde, onde hoje está a ser ouvido, a pedido do PCP, sobre a reorganização dos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na região de Lisboa e Vale do Tejo, dos serviços de urgência de Psiquiatria a nível nacional e dos serviços de urgência geral.

Além de garantir que a Direção Executiva tudo fará para evitar fechar blocos de partos, Fernando Araújo disse que a programação de funcionamento de serviços de obstetrícia do plano Nascer em Segurança, lançada no natal, funcionou "sem uma única falha".

"Sete semanas depois, o plano funcionou sem uma única falha", repetiu, depois de questionado pelos deputados.

Fernando Araújo disse ainda que, se não fosse com esta abordagem, por esta altura, próximo do fim de semana de Carnaval, "estaríamos à espera de sexta-feira para prepara as escalas de fim de semana".

"Com este planeamento estratégico, captamos recursos e evitamos encerramentos", disse o responsável, sublinhando ainda a importância de, dando previsibilidade sobre o funcionamento de serviços, aumentar a confiança no SNS.

+ notícias: País

“Estou aqui num cantinho do céu”. Elsa Claro é a única moradora de Aigra Velha há mais de 10 anos

Entre o céu e a terra, a 770 metros de altitude, é na aldeia de xisto mais alta do país que Elsa Claro desafia a solidão. É a única moradora de Aigra Velha, no concelho de Góis, há mais de uma década.

Se precisa de abastecer, espere até segunda-feira. Conheça a previsão para o preço dos combustíveis

A próxima semana vai trazer uma variação oposta no preço dos combustíveis àquela sentida esta semana. De acordo com as previsões publicadas pelo Automóvel Club de Portugal, tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar mais baratos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".