Mais de 220 centros de saúde abertos na véspera e no dia de Natal

Mais de 220 centros de saúde abertos na véspera e no dia de Natal
| País
Porto Canal / Agências

Mais de 220 centros de saúde vão estar abertos na véspera e no dia de Natal para atender a situações de doença aguda não emergente, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde adianta em comunicado que 221 unidades de cuidados de saúde de saúde primários vão estar abertas na véspera e 180 no dia de Natal e reforça o apelo para que o primeiro passo na procura de assistência médica seja ligar para a linha SNS 24.

A lista e horários dos centros de saúde da Administração Regional de Saúde do Norte:

- 19 a 23 de dezembro

- 24 de dezembro

- 25 de dezembro

Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fim de semana e feriados) ao aumento das necessidades em saúde da população no período de outono-inverno, no âmbito do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023.

Ao abrigo deste plano, “já foi possível evitar milhares de idas às urgências hospitalares”, refere o Ministério da Saúde, adiantando que nos últimos quatro fins de semana, os centros de saúde asseguraram mais de 66 mil consultas.

A agência Lusa pediu dados ao Ministério da Saúde sobre o número de consultas realizadas ao abrigo desta medida, anunciada há um mês, e os centros de saúde com horário alargado e atendimento complementar, comparando com o período homólogo de 2021, estando a aguardar resposta.

A informação sobre os centros de saúde abertos e os respetivos horários pode ser consultada na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “com o objetivo de centralizar estes dados e facilitar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde com qualidade e em tempo útil, sobretudo nesta altura de inverno em que as necessidades em saúde aumentam, mas em que nem sempre é necessário o recurso a uma unidade hospitalar”.

Em paralelo, a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários, está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares.

Segundo o Ministério da Saúde, “esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes, ou seja, pulseira branca, azul ou verde sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas”.

A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras.

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".