Mais de 220 centros de saúde abertos na véspera e no dia de Natal

Mais de 220 centros de saúde abertos na véspera e no dia de Natal
| País
Porto Canal / Agências

Mais de 220 centros de saúde vão estar abertos na véspera e no dia de Natal para atender a situações de doença aguda não emergente, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde adianta em comunicado que 221 unidades de cuidados de saúde de saúde primários vão estar abertas na véspera e 180 no dia de Natal e reforça o apelo para que o primeiro passo na procura de assistência médica seja ligar para a linha SNS 24.

A lista e horários dos centros de saúde da Administração Regional de Saúde do Norte:

- 19 a 23 de dezembro

- 24 de dezembro

- 25 de dezembro

Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fim de semana e feriados) ao aumento das necessidades em saúde da população no período de outono-inverno, no âmbito do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023.

Ao abrigo deste plano, “já foi possível evitar milhares de idas às urgências hospitalares”, refere o Ministério da Saúde, adiantando que nos últimos quatro fins de semana, os centros de saúde asseguraram mais de 66 mil consultas.

A agência Lusa pediu dados ao Ministério da Saúde sobre o número de consultas realizadas ao abrigo desta medida, anunciada há um mês, e os centros de saúde com horário alargado e atendimento complementar, comparando com o período homólogo de 2021, estando a aguardar resposta.

A informação sobre os centros de saúde abertos e os respetivos horários pode ser consultada na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “com o objetivo de centralizar estes dados e facilitar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde com qualidade e em tempo útil, sobretudo nesta altura de inverno em que as necessidades em saúde aumentam, mas em que nem sempre é necessário o recurso a uma unidade hospitalar”.

Em paralelo, a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários, está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares.

Segundo o Ministério da Saúde, “esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes, ou seja, pulseira branca, azul ou verde sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas”.

A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras.

+ notícias: País

Fim-de-semana com os bolsos recheados? Conheça a chave vencedora do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave do Euromilhões desta sexta-feira.

Euromilhões sem totalistas, mas terceiro prémio está a caminho de Portugal

Não houve totalistas no sorteio desta sexta-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 95 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Vem aí um fim de semana com ‘sabor’ a verão

O bom tempo veio para ficar, pelo menos durante mais uma semana.