Modelo de organização das maternidades. Pizarro tem “absoluta confiança no trabalho da direção executiva do SNS"

| Porto
Porto Canal

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, esta sexta-feira, as novas instalações do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João. Já depois da inauguração, Manuel Pizarro salientou que Portugal tem um enorme sucesso no que diz respeito ao tratamento do cancro da mama. “Em 2022, atingimos 98% das pessoas que foram convocadas vieram ao rastreio”, frisou o ministro a cargo da pasta da Saúde.

O ministro garantiu ainda que “seguramente até ao final de 2024, estarão organizados projetos-piloto com acompanhamento técnico-científico particular”, visto que estão em áreas de inovação.

Relativamente ao modelo de organização das maternidades, o ministro da Saúde garantiu que tem “absoluta confiança no trabalho que a direção executiva do SNS está a fazer”.

“O que estas instalações trazem de novo, principalmente, é um aumento da qualidade no atendimento e no conforto para utentes e profissionais. Vamos ter mais gabinetes de trabalho pelo que poderemos fazer mais consultas”, disse o diretor do Centro de Mama do CHUSJ, José Luís Fougo.

O Centro de Mama do São João fez, em 2022, 14 mil consultas.

José Luís Fougo destacou que não existe atualmente lista de espera.

Em declarações aos jornalistas após uma visita do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor adiantou que o hospital está a trabalhar para que seja possível abrir o novo centro de manhã e de tarde, bem como para “diversificar a oferta”, nomeadamente oferecendo consultas de cirurgia plástica.

O Centro de Mama do CHUSJ funcionou em contentores desde 2008.

Ao todo, a equipa conta com 48 profissionais, desde médicos de várias especialidades, como oncologistas cirúrgicos e radiologistas, enfermeiros, assistentes operacionais, técnicos e profissionais ligados à genética e anatomia patologica.

No que diz respeito a ganhos em tecnologia, José Luís Fougo adiantou que está à espera da instalação de um segundo mamografo.

O investimento nestas novas instalações foi de 395 mil euros.

+ notícias: Porto

Votação antecipada no Porto decorre com fluxo contínuo e organizado

A votação antecipada que este domingo decorre no Palácio de Cristal, no Porto, decorreu durante a manhã com um fluxo contínuo e organizado, sem filas, nas 30 mesas dispersas pela Arena Superbock e no piso inferior do edifício.

Alojamento é dificuldade cada vez maior para estudantes sem bolsa no Porto

O custo do alojamento continua a ser a maior dificuldade para os estudantes universitários em Lisboa e no Porto, e para as famílias de classe média sem acesso à bolsa, alertam federações académicas.

Na semana em que os combustíveis estão em modo 'sobe' e 'desce', onde é mais barato atestar no Grande Porto?

A próxima semana começa com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis.