Miguel Alves deixa a Câmara de Caminha e segue para o Governo

Miguel Alves deixa a Câmara de Caminha e segue para o Governo
| País
Porto Canal

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha e da Federação Socialista de Viana do Castelo, é o novo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. A autarquia passa assim para as mãos de Rui Lages, até agora vice-presidente do município. 

António Costa dá assim um passo atrás e reconhece que precisa de um braço direito na coordenação política. O cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro pertenceu, no passado, a Mariana Vieira da Silva e a Tiago Antunes.

A nomeação de Miguel Alves foi confirmada, esta quinta-feira, através de uma nota no site da Presidência da República. O texto adianta que Marcelo Rebelo de Sousa "aceitou a proposta do primeiro-ministro de noemação de três novos secretários de Estado". 

A tomada de posse dos novos membros do Governo realiza-se esta sexta-feira, pelas 19h30, no Palácio de Belém.

Miguel Alves, natural de Lisboa e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é um dos dirigentes socialistas mais próximos do executivo. É presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013. Este era, por isso, o seu terceiro e último mandato.

A relação de proximidade com António Costa não vem de agora. Miguel Alves foi, entre 2007 e 2009, adjunto da Câmara Municipal de Lisboa, liderada na altura pelo agora primeiro-ministro. Foi também, entre 2006 e 2007, adjunto de Costa quando este era ministro de Estado e da Administração Interna. 

Além de autarca da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte e presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo. 

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).