Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias
DR
| País
Porto Canal / Agências

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Segundo as previsões da SPAIC para a semana entre 26 de abril e 02 de maio, "irá observar-se uma redução considerável na concentração de pólen na atmosfera de Portugal Continental, prevendo-se um risco baixo a moderado para os doentes alérgicos ao pólen".

Esta redução deverá ocorrer graças ao efeito "lavagem da atmosfera", que é causado pela precipitação, que está prevista ocorrer em Portugal Continental ao longo de toda a semana.

De acordo com o Boletim Polínico n.º 06, enviado à agência Lusa, todas as regiões do Continente e das Ilhas deverão registar "concentração de pólen no ar baixa a moderada".

Na atmosfera do Continente, destacam-se os grãos de pólen provenientes das árvores cipreste, pinheiro, carvalhos, azinheira e sobreiro e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga, azeda e urticáceas (inclui a parietária).

Particularmente, nas regiões do Algarve, Lisboa e Setúbal observa-se a polinização do quenopódio e, começam também a aparecer nestas regiões, os primeiros grãos de pólen provenientes da oliveira, incluindo-se também a região da Beira Litoral.

Nas regiões do Norte e no Centro do país observa-se a polinização da bétula.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, o pólen presente na atmosfera é predominantemente das árvores pinheiro e cipreste (e/ou criptoméria nos Açores) e das ervas urticáceas (inclui a parietária), tanchagem e gramíneas.

+ notícias: País

Eurodreams. Conheça a chave desta segunda-feira

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

Quase sete mil carenciados apoiados pela AMI no primeiro semestre

Quase sete mil pessoas em situação de pobreza foram apoiadas pela AMI no primeiro semestre deste ano, entre os quais 1.188 pediram apoio pela primeira vez, um aumento de 5% face ao período homólogo de 2023. Na passada quarta-feira, o Porto Canal noticiava que uma idosa está em risco de ficar sem teto, depois de ter sido alvo de uma ordem de despejo desencadeada pela AMI - Assistência Médica Internacional, atual arrendatária do apartamento onde vive há cinco anos.

PSP combate 'bullying' nas escolas com operação a partir desta segunda-feira

A PSP inicia esta segunda-feira a operação “Bullying é para fracos” junto da comunidade escolar em todo o território nacional, promovendo ainda uma campanha nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre estes fenómeno e fomentar a sua rejeição.