Buscas a navio português naufragado nas Astúrias retomadas hoje de manhã

| Norte
Porto Canal

As operações para chegar ao interior do navio pesqueiro português Santa Ana, que naufragou segunda-feira próximo de Cabo Peñas, nas Astúrias, vão ser retomadas a meio da manhã de hoje com o uso de uma equipa de mergulhadores.

Fonte do Salvamento Marítimo confirmou que a visibilidade na zona era ao início da manhá "muito má" devido ao nevoeiro e que uma equipa de mergulhadores deverá partir para o local, a partir da base do Centro de Salvamento Marítimo em Gijón cerca das 09:30 locais (08:30 em Lisboa).

"A equipa de mergulhadores estará preparada para chegar ao interior da embarcação. Mas ainda é cedo para dizer se o estado do mar ou as condições permitirão a imersão", disse à Lusa a fonte do Salvamento Marítimo.

"Só lá, no local, se poderá perceber se é ou não possível aceder ao navio", disse.

A mesma fonte explicou que as buscas serão apoiadas por meios idênticos aos utilizados na segunda-feira incluindo um helicóptero de Salvamento Marítimo e outro dos Bombeiros de Gijón que devido à fraca visibilidade ainda não levantaram.

Na segunda-feira várias equipas de mergulhadores, do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil e do Salvamento Marítimo, estiveram na zona a tentar chegar ao interior do navio.

O estado do mar e a forte rebentação nas rochas impediu as várias tentativas e as buscas acabaram por ter que ser interrompidas.

O naufrágio causou dois mortos, um português e um espanhol, e estão seis tripulantes desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios), tendo sido resgatado com vida o capitão do navio, de nacionalidade espanhola.

As autoridades espanholas consideram que os desaparecidos poderão estar no interior do navio já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa).

Armando Soares, representante em Portugal do armador do navio, Pescas Balayo, disse à agência Lusa que o naufrágio pode ter sido causado por um baixio.

Entretanto, o município galego de Muros - de onde eram oriundos dois dos tripulantes desaparecidos e o único sobrevivente, para já, da tragédia - decretou três dias de luto oficial.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.