Pescadores de Matosinhos e Leça no pesqueiro que se afundou nas Astúrias

Pescadores de Matosinhos e Leça no pesqueiro que se afundou nas Astúrias
| Norte
Porto Canal

Os dois pescadores portugueses a bordo do navio pesqueiro Santa Ana, que se afundou hoje de madrugada próximo de Cabo Peñas (Astúrias), são de Matosinhos e Leça, disse uma fonte da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar.

"Um dos portugueses é de Leça e tinha cerca de 60 anos e o outro é de Matosinhos", disse à agência Lusa o mestre José Festas, da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM).

Em declarações à agência Lusa, o mestre José Festas disse que o navio estava registado no porto de Leixões e foi comprado por um armador espanhol da empresa Pescas Balayo.

"O navio esteve muitos anos parado em Leixões e depois foi recuperado pelo armador espanhol", disse.

Duas pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), informou hoje o Salvamento Marítimo espanhol.

Em comunicado o Salvamento Marítimo, afirma que o seu navio Salvamar Rigel recuperou dois cadáveres, estando seis pessoas dadas como desaparecidas.

O mestre José Festas adiantou ainda à Lusa que está a acompanhar a situação e a tentar confirmar a nacionalidade dos dois corpos que foram recuperados pelas autoridades marítimas.

O pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira falou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dois dos quais portugueses, cinco espanhóis e dois indonésios.

Fonte do Salvamento Marítimo disse à Lusa que um tripulante, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.