Dois mortos e seis desaparecidos em naufrágio de pesqueiro português nas Astúrias

| Norte
Porto Canal

Duas pessoas morreram e seis foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), informou hoje o Salvamento Marítimo espanhol.

Em comunicado o Salvamento Marítimo afirma que o seu navio Salvamar Rigel recuperou dois cadáveres, estando seis pessoas dadas como desaparecidas.

Fonte do Salvamento Marítimo disse à Lusa que um tripulante, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro.

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dois dos quais portugueses, cinco espanhóis e dois indonésios.

Desconhece-se para já a nacionalidade dos mortos, bem como o porto de origem da embarcação, que está semiafundada pela zona da popa.

Segundo a mesma fonte, o pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira contactou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

De imediato, segundo o Salvamento Marítimo, foi enviado a embarcação de intervenção rápida Salvamar Rigel e o helicóptero Helimer 203.

Cerca de 20 minutos depois, o pesqueiro Maresco, que também estava na zona do naufrágio, confirmou ter resgatado um tripulante e que estava a caminho da localidade costeira de Luanco, onde o náufrago foi recebido por uma equipa média.

Nas buscas foram envolvidas as embarcações Salvamar Rigel e Salvamar Capella, o helicóptero Helimer 203 e uma equipa de mergulhadores da base estratégica de Fene, do Salvamento Marítimo.

Estavam ainda envolvidas duas embarcações de patrulha da Guarda Civil, uma da Cruz Vermelha e um helicóptero dos bombeiros das Astúrias.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.