Corpos de dois mortos em naufrágio de pesqueiro português a caminho das Astúrias

| Norte
Porto Canal / Agências

Madrid, 10 mar (Lusa) - Os corpos de dois dos tripulantes do navio pesqueiro português Santa Ana, que se afundou hoje próximo de Cabo Peñas (Astúrias), ainda não identificados, deverão chegar hoje de manhã à localidade de Avilés, no norte desta região espanhola.

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol, seis dos nove tripulantes da embarcação, onde viajavam dois portugueses, dois indonésios e cinco espanhóis, estão dados como desaparecidos e um dos cinco espanhóis a bordo foi resgatado com vida por um outro navio pesqueiro

A mesma fonte confirmou á Lusa que a identidade das duas vítimas mortais do naufrágio deverá ser confirmada apenas depois de os corpos serem entregues à Polícia Judiciária em Avilés, 33 quilómetros norte de Oviedo, a capital das Astúrias.

Os corpos seguiam a bordo do navio Salvamar Rigel, do Salvamento Marítimo, para Avilés, onde são esperados depois das 10:30 locais (09:30 em Lisboa).

A mesma fonte explicou que o naufrágio do Santa Mar, com origem em Portugal, ocorreu por causas ainda não conhecidas, quando o navio encalhou na pequena ilha de Ebrosa, próximo de Cabo Peñas.

O Salvamento Marítimo disse que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira falou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

De imediato, explica o Salvamento Marítimo, foi enviada a embarcação de intervenção rápida Salvamar Rigel e o helicóptero Helimer 203.

Cerca de 20 minutos depois, o pesqueiro Maresco, que também estava na zona do naufrágio, confirmou ter resgatado um tripulante e que estava a caminho da localidade costeira de Luanco, onde foi recebido por uma equipa média.

Nas buscas estavam hoje as embarcações Salvamar Rigel e Salvamar Capella, o helicóptero Helimer 203 e uma equipa de mergulhadores da base estratégica de Fene, do Salvamento Marítimo.

Estavam ainda envolvidas duas embarcações de patrulha da Guarda Civil, uma da Cruz Vermelha e um helicóptero dos bombeiros das Astúrias.

ASP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.