Baixio apontado como causa para naufrágio de pesqueiro português

| Norte
Porto Canal / Agências

O naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias), no qual morreram duas pessoas e seis ficaram desaparecidas, pode ter sido causado por um baixio, disse à Lusa fonte da empresa armadora Pescas Balayo.

"Foi um baixio perto do porto, um monte no fundo do mar em que o barco passou. Alguém não se apercebeu onde estava e o barco, como ia em navegação, meteu-se na pedra, rasgou o fundo e afundou-se imediatamente", disse à Lusa Armando Soares, representante das Pescas Balayo em Portugal.

Armando Soares adiantou ter falado com o armador José Balayo durante a madrugada, que lhe deu a notícia do naufrágio, "naturalmente muito transtornado".

De acordo com o representante da empresa, tratava-se de uma tripulação de nove pessoas, sete espanhóis e dois portugueses.

"Foi encontrado um tripulante com vida, um espanhol. Foram também recolhidos dois corpos, dos quais ainda não se conhece a naturalidade, e os restantes estão desaparecidos", disse.

De acordo com Armando Soares, o armador espanhol tem mais dois navios portugueses.

Outra fonte da empresa armadora, a Jose Balayo, em Avilés (Astúrias), disse, por seu lado, à Lusa que ainda não é conhecida a identidade das duas vítimas mortais nem tão pouco as causas do acidente.

"O acidente ocorreu às 05:30 [04:30 em Portugal] e ainda não sabemos nada", disse a fonte.

A mesma fonte confirmou que o navio tem matrícula de Leixões mas opera na zona das Astúrias "há vários anos" e com a mesma tripulação "há cerca de dois anos".

A tripulação do Santa Ana era formada por nove tripulantes, dois dos quais portugueses, provenientes de Matosinhos e Leça, cinco espanhóis e dois indonésios.

Desconhece-se para já a nacionalidade dos mortos, que está semiafundada pela zona da popa.

O Salvamento Marítimo espanhol informou através do Twitter que o navio Salvamar Rigel chegou a Avilés às 11:10 (10:00 em Portugal) com os corpos dos dois mortos.

Quanto ao sobrevivente espanhol, trata-se do capitão da embarcação, Manuel Simal Sande, de 50 anos, e foi hospitalizado em San Agustin, Avilés.

Segundo fonte do Salvamento Marítimo espanhol, o pesqueiro, de bandeira portuguesa afundou-se hoje a cerca de meia milha de Cabo Peñas, zona onde continuavam hoje de manhã as operações de busca envolvendo meios marítimos e aéreos.

O Salvamento Marítimo informou que às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) o pesqueiro Ciudad de Albufeira falou com o Centro de Coordenação de Salvamento em Gijón, alertando para o possível naufrágio do Santa Ana, com o qual deixou de conseguir contactar.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.