Corpo do pescador português chega ao início da tarde a Leça da Palmeira

Corpo do pescador português chega ao início da tarde a Leça da Palmeira
| Norte
Porto Canal

O corpo do pescador português vítima do naufrágio de segunda-feira do navio pesqueiro Santa Ana, próximo do Cabo Peñas, nas Astúrias, Espanha, chega hoje ao início da tarde a Matosinhos, disse à agência Lusa fonte da autarquia local.

Segundo fonte da Câmara de Matosinhos, o corpo do mestre de leme Francisco Rodrigues, de 63 anos, saiu esta manhã de Espanha, sendo esperada a sua chegada à Igreja de Santa Catarina, em Leça da Palmeira, Matosinhos, pelas 14:00.

O naufrágio, que ocorreu na segunda-feira, próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas admitem que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, natural de Matosinhos, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

O naufrágio do navio pesqueiro português pode ter sido causado por um baixio, disse na segunda-feira à Lusa fonte da empresa armadora Pescas Balayo.

O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM) defendeu na terça-feira que devia "rapidamente" ser feito um inquérito ao naufrágio do navio pesqueiro português Santa Ana.

"Era muito importante, para que isto seja esclarecido e o mais rapidamente possível se saiba o que aconteceu, para que não haja dúvidas. Sei que leva o seu tempo, que é complicado, mas há outros barcos que passam ali", afirmou em declarações à Lusa José Festas, lembrando que a embarcação acidentada era associada da APSHM.

Para José Festas, "não se consegue perceber" o que esteve na origem do naufrágio, até porque "o barco entrava e saía muitas vezes por aquela zona".

José Festas revelou ainda que o mestre de leme Francisco Rodrigues, de Leça da Palmeira, "trabalhava em Espanha há muito tempo" e conhecia a zona "muito bem".

Equipas de mergulhadores do Salvamento Marítimo espanhol vão tentar durante a manhã de hoje realizar duas imersões para avaliar a situação da embarcação.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.