Mergulhadores realizam imersão, próxima de navio, mas desistem devido a más condições

Mergulhadores realizam imersão, próxima de navio, mas desistem devido a más condições
| Norte
Porto Canal

Dois mergulhadores do Salvamento Marítimo espanhol conseguiram hoje aproximar-se (ficaram a cerca de quatro metros) do pesqueiro português Santa Ana, que naufragou nas Astúrias, mas devido à pouca visibilidade não conseguiram chegar à embarcação.

Fonte do Salvamento Marítimo explicou à Lusa que devido às más condições do mar uma nova tentativa de chegar ao navio foi adiada para quarta-feira.

A operação de hoje decorreu cerca das 12:45 locais (11:45 em Lisboa) e os mergulhadores puderam confirmar as fortes correntes que se sentem na zona, onde estão destroços e equipamentos do próprio navio.

"A aproximação ao navio está a ser complicada pelas ondas. Ontem [segunda-feira] realizaram uma imersão mas a 30 metros de distância e as ondas eram tão grandes que os arrastou para próximo do navio", disse a fonte. "Há redes, aparelhos e outro material na água o que torna o mergulho muito perigoso", explicou.

A mesma fonte referiu que o navio está "praticamente na vertical", com parte da proa visível fora de água, e os mergulhadores vão "tentar estudar o navio sem se aproximar demasiado por questões de segurança".

"Prevê-se alguma melhoria nas condições marítimas nos próximos dias. Tudo tem que ser feito com muito cuidado devido à condição do mar", referiu, deixando antever que o acesso ao interior da embarcação pode ainda demorar alguns dias.

Nas operações de busca e salvamento participam três embarcações e um helicóptero do Salvamento Marítimo e dois navios patrulha da Guarda Civil.

A mesma fonte explicou que na zona permanecem duas embarcações do Salvamento Marítimo, uma lancha da Cruz Vermelha e um navio patrulha da Guarda Civil.

Os dois helicópteros que apoiam as operações ainda não descolaram hoje, devido à fraca visibilidade na zona.

Os quatro mergulhadores, apoiados por um técnico de operações especiais, são provenientes da base estratégica do Salvamento Marítimo próximo da Corunha (Galiza), estando desde segunda-feira na zona de Avilés, nas Astúrias.

O naufrágio causou dois mortos, um português e um espanhol, e estão seis tripulantes desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios), tendo sido resgatado com vida o capitão do navio, de nacionalidade espanhola.

Fonte consular disse à Lusa que se estão a ultimar os preparativos para a trasladação do pescador português falecido, Francisco Gomes Fragateiro, para Leça de Palmeira.

As autoridades espanholas consideram que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa).

Armando Soares, representante em Portugal do armador do navio, Pescas Balayo, disse à agência Lusa que o naufrágio pode ter sido causado por um baixio.

Entretanto, o município galego de Muros - de onde eram oriundos dois dos tripulantes desaparecidos e o único sobrevivente, para já, da tragédia - decretou três dias de luto oficial.

As vítimas da tragédia foram já identificadas e o funeral do espanhol, cujo corpo foi resgatado na segunda-feira, deverá decorrer na quarta-feira no cemitério da Abelleira, em Muros, segundo informou a autarca local.

O corpo do cozinheiro do navio chegou à sua terra natal, Esteiro, próximo de Muros, durante a madrugada de hoje.

O único sobrevivente, para já, da tragédia, Manuel Simal Sande, de 50 anos e também natural de Muros, recebeu alta hoje, regressando à Galiza.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.