Associação dos Homens do Mar pede inquérito a naufrágio nas Astúrias

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 11 mar (Lusa) -- O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM) defendeu hoje que devia "rapidamente" ser feito um inquérito ao naufrágio de segunda-feira do navio pesqueiro português Santa Ana, próximo de Cabo Peñas (Astúrias, Espanha).

"Era muito importante, para que isto seja esclarecido e o mais rapidamente possível se saiba o que aconteceu, para que não haja dúvidas. Sei que leva o seu tempo, que é complicado, mas há outros barcos que passam ali", afirmou em declarações à Lusa José Festas, lembrando que a embarcação acidentada era associada da APSHM.

Para José Festas, "não se consegue perceber" o que esteve na origem do naufrágio em que morreram duas pessoas e seis ficaram desaparecidas, até porque "o barco entrava e saía muitas vezes por aquela zona".

José Festas revelou ainda que uma das vítimas mortais do acidente, o mestre de leme Francisco Rodrigues, de 63 anos, de Leça da Palmeira, "trabalhava em Espanha há muito tempo" e conhecia a zona "muito bem".

"Era um grande profissional, tinha muitos anos de mestre e era muito conhecedor de toda a costa, desde Espanha sul a Espanha norte. Trabalhava em Espanha há muito tempo, noutros barcos, conhecia bem aquela zona", afirmou, descartando a hipótese de falha humana por parte daquele mestre.

O responsável da APSHM disse que Francisco Rodrigues trabalhava como mestre "há mais de 30 anos" e teria "mais de 50 anos de mar".

"A vida dele foi o mar", frisou.

O naufrágio do navio pesqueiro português pode ter sido causado por um baixio, disse na segunda-feira à Lusa fonte da empresa armadora Pescas Balayo.

Quanto à chegada a Portugal do corpo de Francisco Rodrigues, a informação inicial era de que ela aconteceria hoje, mas José Festas refere "novas indicações", dadas "pelo agente do armador em Portugal a um irmão" do mestre de leme, que vão no sentido de que "o corpo terá de ficar mais 24 a 48 horas" em Espanha.

"Está a fazer-se tudo para que isso não aconteça, queremos que seja o mais rapidamente possível", destacou José Festas, explicando que "não foi preciso a família ir lá reconhecer" o corpo.

Um dos desaparecidos durante o acidente é um contramestre de arrastão, de Matosinhos, e, segundo José Festas, "é provável que os corpos estejam dentro da embarcação", porque parte da tripulação ia "a dormir" no interior da embarcação.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.