Cabo para estabilizar pesqueiro afundado nas Astúrias partiu-se devido a mau estado do mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Avilés, Espanha, 13 mar (Lusa) -- Mergulhadores espanhóis conseguiram hoje ligar um cabo de arrasto à proa do navio português naufragado nas Astúrias (Espanha), mas que rebentou pouco tempo depois devido ao mau estado do mar.

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol disse à agência Lusa que a operação decorreu nas primeiras imersões realizadas hoje pelas equipas de mergulhadores desta entidade e da guarda civil espanhola.

A mesma fonte explicou que hoje à tarde, os mergulhadores tentarão realizar uma operação idêntica, mas neste caso usando uma corrente, em vez de um cabo.

A embarcação continua numa situação instável e o uso da corrente é essencial para permitir suficiente estabilidade para que os mergulhadores possam depois ou arrastar o navio ou aceder ao seu interior, acrescentou a fonte.

O naufrágio do pesqueiro Santa Ana, que ocorreu próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).

O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas admitem que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

ASP // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Autocarro atropela mortalmente homem em passeio de Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Homem morre atropelado por comboio. Circulação na Linha do Minho restabelecida

Uma pessoa morreu esta sexta-feira após ser atropelada por um comboio na Linha do Minho, entre Rio Tinto e Ermesinde, distrito do Porto, causando o corte temporário da circulação ferroviária, disse à Lusa fonte da CP – Comboios de Portugal. A circulação ferroviária na foi totalmente restabelecida pelas 12h53.

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.