Buscas retomadas hoje no Santa Ana com nova tentativa de abertura do casco

Buscas retomadas hoje no Santa Ana com nova tentativa de abertura do casco
| Norte
Porto Canal

Mergulhadores espanhóis retomam hoje as buscas no pesqueiro português Santa Ana, naufragado nas Astúrias há uma semana, com a segunda tentativa de abertura de uma entrada no casco para aceder a outra zona da embarcação.

Para isso os mergulhadores utilizarão uma lança térmica, ferramenta que aquece e derrete ferro na presença de oxigénio pressurizado para criar as altas temperaturas necessárias para o corte.

No domingo uma primeira tentativa falhou devido a um problema técnico com a lança térmica, o que obrigou a abandonar as buscas, no interior do Santa Ana, dos quatro tripulantes, entre os quais um português, ainda dados como desaparecidos.

Durante a manobra, no domingo, um dos mergulhadores rasgou o fato, o que provocou a entrada de água e lhe causou hipotermia, pelo que foi substituído. Comprovou-se, porém, que a lança térmica tinha deixado de funcionar.

As equipas de mergulhadores da Guarda Civil e do Salvamento Marítimo querem abrir uma entrada alternativa no casco para poder retirar escombros e assim aceder mais facilmente a uma zona onde se pensa possam estar os quatro tripulantes ainda desaparecidos.

A abertura de cerca de um metro e meio quadrado vai ser feita a estibordo, à altura da ponte da embarcação e próximo de um dos camarotes ali localizados.

Os mergulhadores têm vindo, nos últimos dias, a remover muitos escombros dentro e no exterior da embarcação onde estão ainda 2.500 caixas de peixe.

Na segunda-feira passada foram recuperados os corpos do patrão da embarcação, que era português, e do cozinheiro, um espanhol, e no final da semana foram recuperados os corpos de um espanhol e de um indonésio.

Há apenas um sobrevivente, um espanhol, e estão desaparecidos quatro tripulantes: o contramestre português Víctor José Farinhas Braga, os espanhóis Manuel María Tajes e Marcos del Agua Chacón e o indonésio Wasito.

Joaquín Maceiras, diretor de operações do Salvamento Marítimo, explicou aos jornalistas que os mergulhadores inspecionaram e comprovaram já que nos quatro camarotes da coberta e nas casas-de-banho e corredores correspondentes não havia corpos.

A investigação está agora centrada na proa onde há três camarotes e também na sala de máquinas.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.

Vão ser criados 51 novos empregos em Estarreja para construir habitação “mais acessível” e “mais rápida”

Os grupos Casais e Secil vão investir 15 milhões de euros em uma nova fábrica em Estarreja, que vai dedicar-se à construção industrializada.