Operação Marquês: Interrogatório judicial de Vara recomeça às 14:00

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 10 jul (Lusa) -- O interrogatório judicial de Armando Vara, que foi detido na quinta-feira no âmbito da "Operação Marquês", foi interrompido e será retomado pelas 14:00 no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

Armando Vara foi detido por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, informou na quinta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Tiago Bastos, advogado de Vara, chegou ao tribunal pouco depois das 12:00, mas não prestou declarações aos jornalistas.

Em setembro do ano passado, Armando Vara foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no processo Face Oculta por tráfico de influências. Esta decisão está em recurso no Tribunal da Relação do Porto.

Armando Vara, de 61 anos, foi, nos governos socialistas de António Guterres, ministro adjunto do primeiro-ministro com os pelouros da juventude, toxicodependência e comunicação social e ministro da Juventude e Desporto.

Posteriormente, foi administrador da Caixa Geral de Depósitos e do Millennium BCP.

A 'Operação Marquês' já conta com nove arguidos, sendo que o ex-primeiro ministro José Sócrates é o único que se encontra preso preventivamente, indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

O empresário Carlos Santos Silva, o administrador do grupo Lena Joaquim Barroca, o ex-motorista de Sócrates, João Perna, o administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda de Castro, a mulher de Carlos Santos Silva, Inês do Rosário, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o presidente da empresa que gere o empreendimento de Vale do Lobo, Diogo Gaspar Ferreira são os outros arguidos no processo.

FC/CC // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".