Museu das Convergências no Porto vocacionado para estudo e divulgação de bens artísticos

Museu das Convergências no Porto vocacionado para estudo e divulgação de bens artísticos
Foto: Guilherme Costa Oliveira | Porto.
| Porto
Porto Canal / Agências

O futuro Museu das Convergências, que ficará sediado no antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, será vocacionado para o estudo, divulgação e disponibilização de bens artísticos e culturais como a Coleção Távora Sequeira Pinto, revelou a autarquia.

Ainda em obras, os espaços municipais que irão albergar o Museu das Convergências no antigo matadouro abriram portas este domingo para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

O Museu das Convergências “será um museu de arte, vocacionado para o estudo e exposição de bens culturais e artísticos”, avançou o município numa informação enviada à agência Lusa.

O equipamento cultural tornará visível a Coleção Távora Sequeira Pinto, que, no âmbito de um contrato de comodato, passou para a esfera municipal.

A coleção é constituída por bens de origens e tipologias muito distintas como “escultura, mobiliário, cartografia, desenho, pintura, têxteis, joalharia e prataria, porcelanas e faianças”, e incide nas relações culturais entre Europa e Ásia.

“Mas também com outras áreas geográficas, como África e América do Sul, destacando-se ainda núcleos de arte da antiguidade, arte europeia tardo-medieval, renascentista, barroca e do período Romântico”, acrescentou o município.

O Museu das Convergências terá como diretor o historiador Rui Oliveira Lopes.

A obra de reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã deverá estar concluída no final deste ano e os espaços, como galerias de arte, museus, escritórios e restaurantes deverão começar a funcionar no início de 2026.

Em maio do ano passado, numa visita à obra, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que os edifícios que vão ficar sob a gestão do município serão entregues em bruto, isto é, sem acabamentos.

"Depois, vamos precisar de tempo, porque temos de fazer os acabamentos", referiu, dizendo serem necessários entre 12 a 15 meses para concluir a galeria artística e o Museu das Convergências.

"Podemos dizer que no início de 2026 isto estará a funcionar plenamente, cumprindo as nossas expectativas", afirmou.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.