Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

No que diz respeito ao Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares (IRS), a participação variável do município vai descer 0,5 pontos percentuais em relação ao valor de 2025 (3%), em tendência com o que tem acontecido desde 2021, contextualiza a proposta a que a Lusa teve acesso.

“Iniciado um novo ciclo de gestão política pretende-se manter a redução anual da taxa de participação variável no IRS, em 0,5 pontos percentuais, aliviando a carga fiscal das famílias por via do aumento do seu rendimento disponível e incentivando a fixação de trabalhadores qualificados”, considerou o presidente da autarquia, Pedro Duarte, que assina o documento que vai a votos.

Será ainda votada a fixação da taxa do IMI em 0,324% para os prédios urbanos, mantendo-se o valor já aplicado, e o aumento em 30% a taxa do imposto dirigida aos prédios urbanos degradados.

Esta é uma taxa que é fixada anualmente pelas autarquias dentro do intervalo que oscila entre os 0,3% e os 0,45% para os prédios urbanos.

A taxa de IMI aplicada pelo município em habitações próprias permanentes, que se fixa em 0,27%, também não sofrerá alterações.

"Considerando que a estratégia pública municipal relativa aos impostos municipais passou a privilegiar a descida da participação variável no IRS, para 2025 não é previsível qualquer alteração à taxa efetiva de IMI", justificou Pedro Duarte.

+ notícias: Porto

Piscina da Constituição no Porto reaberta após encerramento para análises “regulares”

A Piscina da Constituição, no Porto, cujo tanque de 25 metros estava encerrado há vários dias para as “regulares e obrigatórias análises e monitorização da qualidade das águas”, informou esta segunda-feira os seus utilizadores que já se encontra em funcionamento.

Receita de taxa turística do Porto aumenta 54,5% em 2025 para 32,3 milhões de euros

A receita da Taxa Municipal Turística do Porto de 2025 foi 32,3 milhões de euros, um aumento de 54,5%, face a 2024, ano em que se cifrou em 20,9 milhões de euros.

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.