Aprovado o maior orçamento de sempre da Câmara do Porto

Aprovado o maior orçamento de sempre da Câmara do Porto
Foto: CM Porto
| Porto
Ana Francisca Gomes

Foi aprovado por maioria, com os votos contra do Bloco de Esquerda e da CDU e a abstenção do PS, o orçamento da Câmara Municipal do Porto para 2024, cuja previsão de receitas e despesas se fixa nos 412 milhões de euros. Trata-se do maior orçamento de sempre, com um aumento de 6,8% (o equivalente a 26,2 milhões de euros) face ao deste ano.

Na área da habitação e urbanismo, para onde estão contemplados 53,6 milhões de euros, destacam-se projetos como o do Monte Pedral, Monte da Bela e ainda um projeto de renda acessível para os terrenos do antigo Bairro do Aleixo, em Lordelo do Ouro.

Este é também um orçamento marcado pela descentralização de competências na área da saúde. Esta competência insere-se no Ambiente, Energia e Qualidade de Vida, que terá disponível 71 milhões de euros do orçamento. Esta descentralização faz com que esteja previsto a construção de quatro novos centros de saúde: Azevedo de Campanhã, Carvalhido, Garcia da Orta e Lordelo do Ouro.

Para a Cultura, um pelouro detido pelo próprio presidente da autarquia Rui Moreira, estão alocados 17,7 milhões de euros. Nos “equipamentos e programas municipais” destacam-se, por exemplo, o projeto do CACE Cultural do Porto, que foi anunciado no ano de 2021, mas cujas obras nunca arrancaram, tal como noticiou o Porto Canal. Está ainda prevista a reabilitação da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Já na Mobilidade, para onde foram alocados 26,1 milhões de euros, cerca de 210 mil euros vão para a Ecopista do Ramal da Alfândega.

No que diz respeito à receita, o relatório indica que as receitas fiscais totalizam 189,1 milhões de euros e que contribuem em 45,9% para a receita total. Dos 189,1 milhões de euros, mais de 152 milhões de euros dizem respeito a impostos diretos (IMI, IMT e IUC, derrama) e mais de 36 milhões de euros a taxas e multas, dos quais cerca de 15,2 milhões de euros dizem respeito à taxa turística.

+ notícias: Porto

Porto conta com '11 inicial' de candidatos à sucessão de Rui Moreira

O Porto tem, para já, um '11 inicial' de candidatos às eleições autárquicas de 12 de outubro, três dos quais independentes, num sufrágio que revelará quem sucederá ao independente Rui Moreira, que fecha o ciclo iniciado em 2013.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.