Nova ponte do metro vai permitir passagem de ambulâncias e veículos prioritários

Nova ponte do metro vai permitir passagem de ambulâncias e veículos prioritários
| Porto
Porto Canal

A nova ponte do metro sobre o rio Douro irá permitir a travessia de ambulâncias, veículos dos bombeiros e outras viaturas prioritárias quando em emergência, noticia o Jornal de Notícias. A circulação acontece ao abrigo do sistema de Proteção Civil.

A travessia por veículos prioritários não será exceção nesta futura ponte exclusiva para o metro, já que, refere o jornal, o tabuleiro superior da Ponte Luís I já foi usada por veículos prioritários em situações pontuais.

A nova travessia sobre o Douro, que se irá chamar Ponte Dona Antónia Ferreira, vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia. O projeto previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem um custo estimado de 300 milhões de euros mais IVA.

A nova Linha Rubi contempla oito novas estações (Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio), dois túneis, além da nova ponte.

A empreitada da nova Linha Rubi, que ligará Santo Ovídio, em Gaia, à Casa da Música, deverá afetar fortemente a zona do Campo Alegre, um dos principais acessos ao centro da cidade do Porto. Além da construção da nova ponte sobre o Douro, também a construção de uma estação subterrânea deverá causar constrangimentos.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.