Matos Fernandes suspeito de impor membros de júri da nova ponte do Metro do Porto

Matos Fernandes suspeito de impor membros de júri da nova ponte do Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente, impôs a nomeação de dois arquitetos para o júri do concurso para a construção da nova ponte do Metro do Porto. Os factos estão relacionados com o 'caso do lítio' e são uma das linhas de investigação que os procuradores do DCIAP estão a aprofundar. 

De acordo com o Jornal de Notícias, Alexandre Alves Costa e Inês Lobo fizeram parte do júri como se tivessem sido indicados pela Ordem dos Arquitetos, mas na realidade foram uma escolha pessoal de Matos Fernandes. 

A justiça quer agora saber porque motivo o então ministro indicou os dois arquitetos e se dessa escolha resultou algum benifício pessoal ou profissional. 

Sobre o ex-ministro do Ambiente recaiem ainda suspeitas de favorecimento do PS na convocatória da Comissão Permanente da Seca, com vista à interdição da produção em quatro barragens, que aconteceu dois dias após as eleições legislativas de 2022 para alegadamente não transtornar o eleitorado. 

Matos Fernandes está ainda a ser investigado por suspeitas de benifício do consórcio "H2 Sines", composto pela Galp, EDP, Martifer e Vestas, na exploração do hidrogénio verde.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).