Nova ponte sobre o Douro está quase a ser batizada. Recorde os nomes em cima da mesa

Nova ponte sobre o Douro está quase a ser batizada. Recorde os nomes em cima da mesa
| Norte
Henrique Ferreira

Esta sexta-feira será conhecido o nome da nova ponte sobre o Douro, que será construída para uso exclusivo do Metro do Porto. A população pôde escolher entre seis opções: Ponte da Boa Viagem, ponte Douro, ponte da Ferreira, ponte da Boa Passagem, ponte da União e ponte Engenheiro Joaquim Sarmento.c

A ponte vai unir a zona do Campo Alegre, no Porto, à da Arrábida, em Vila Nova de Gaia. Além do canal para o metro, contará com ciclovia e espaço para circulação pedonal. O projeto faz parte da nova linha Rubi, que irá ligar Santo Ovídio à Casa da Música.

Os seis nomes pré-selecionados para votação do público foram escolhidos por uma comissão constituída pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

Ponte da Boa Viagem

A sugestão ponte da Boa Viagem é, segundo a comissão de seleção, “um apelo à tradição marítima e à forte ligação ao mar das gentes que vivem nas duas margens do Douro”.

Ponte Douro

A ponte Douro “remete para a memória do rio”, numa proposta de associação mais imediata ao rio e à travessia entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

Ponte Ferreirinha

O nome evoca Dona Antónia Adelaide Ferreira, empresária do Vinho do Porto e “uma das figuras mais marcantes do Douro”. As caves Ferreirinha são um dos símbolos do cais de Gaia e conhecidas mundialmente.

Ponte da Boa Passagem

A ponte da Boa Passagem assinala o cruzeiro homónimo, que “ainda existe na margem esquerda, em Gaia, junto ao rio Douro, e no local onde ficava o pelourinho, destruído pela grande cheia de 1909”.

Ponte da União

O nome remete para “a união secular entre as duas cidades, do Porto e de Vila Nova de Gaia”.

Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento

A referência a Joaquim Sarmento homenageia “um dos nomes mais prestigiados da engenharia portuguesa, autor de projetos emblemáticos na cidade e arredores, como antigo Estádio das Antas, as igrejas do Carvalhido e das Antas e os mercados de Matosinhos e do Bom Sucesso.

Os nomes propostos tinham de incluir, pelo menos, uma de duas exigências: “serem nomes de individualidades falecidas há mais de um ano, com excecional relevo regional, nacional ou internacional, ou designações de natureza histórica, geográfica, económica, social, cultural, ou outra, nacionais ou estrangeiras, que, por razões atendíveis, se encontrem, especialmente, ligadas às cidades do Porto e de Gaia”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.