IL e Movimento de Rui Moreira em ruptura na Assembleia Municipal

IL e Movimento de Rui Moreira em ruptura na Assembleia Municipal
| Porto
Porto Canal

Dois membros da Assembleia Municipal Porto eleitos pelo Movimento Rui Moreira vão abster-se na votação de uma moção apresentada pela própria bancada. De acordo com uma mensagem a que o Porto Canal teve acesso, Pedro Schuller e Fátima Ferreira da Silva, ambos militantes da Iniciativa Liberal, estão em ruptura com a direção da bancada liderada por Raúl Almeida, à qual imputam uma “manifesta incapacidade de orquestrar a atividade política.” No centro da polémica está a submissão de uma proposta pela direção da bancada em nome do grupo municipal, segundo o protesto de Schuller, sem o conhecimento prévio dos restantes membros.

“Não posso aceitar, portanto, que, reiteradamente, as moções apresentadas em nome de todos os elementos desta bancada não tenham, no mínimo, o conhecimento da mesma prévio à sua submissão”, pode ler-se numa mensagem do deputado Pedro Schuller enviada para toda a bancada.

O líder do grupo municipal Rui Moreira, contactado pelo Porto Canal, desvaloriza a situação. “São duas abstenções, estamos em crer que a proposta passará sem problemas, que acolhe, curiosamente, um grande consenso. Será uma coisa que ficará na consciência desses dois deputados”, afirma.

O funcionamento da bancada é uma das principais críticas do deputado Pedro Schuller, focando-se também na dispensa de propostas de moções. Escreve o deputado eleito pelo movimento que apesar do interesse demonstrado por membros da assembleia municipal “na participação no desenvolvimento de moções sobre esta mesma temática, em assembleias anteriores, inclusive através da submissão de não uma, mas várias propostas de moções” elas acabariam “dispensadas com desculpas várias”.

O líder da bancada, desagradado com a atitude do deputado que a integra, responde de forma acutilante. “Quando as propostas não têm mérito, relevância ou pertinência, obviamente a direção da bancada não lhes dá seguimento”, refere ao Porto Canal.

Raúl Almeida frisa que não tenciona retirar a confiança política apesar da abstenção da moção apresentada pelo movimento. Não estou aqui para quartar a liberdade de ninguém”, frisa, acrescentando: “Outra questão seria se houvesse disciplina de voto para este tema. A leitura disto é política. O Pedro Schuller se quer abster-se de uma moção que é apresentada pelo grupo pelo qual foi eleito e pelo qual foi a votos e que está conforme o programa eleitoral pelo qual foi eleito, o eleitorado, mais do que qualquer atitude que eu possa tomar, saberá ler essa postura”.

Também a deputada Fátima Ferreira da Silva se irá abster na votação. Justifica a opção porque não concorda “na íntegra com o texto da moção”, refere numa mensagem a que o Porto Canal teve acesso.

+ notícias: Porto

Procissão condiciona trânsito na Baixa do Porto

O trânsito na baixa portuense estará condicionado na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, no âmbito da procissão "Porto Cidade da Virgem", presidida pelo Bispo do Porto, D.Manuel Linda, a partir das 21h30, informa a Câmara Municipal no seu site oficial de notícias.

"Ao mesmo tempo que nós queremos imigrantes, não somos capazes de os acolher", aponta Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto considerou esta sexta-feira que o funcionamento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) “atinge foros de escândalo” e que aquela entidade “não está a cumprir a sua missão”.

Bar na Foz do Douro consumido pelas chamas

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao final da manhã desta sexta-feira num bar na Foz do Douro. Para o local foram mobilizados 22 operacionais e sete veículos dos Bombeiros Sapadores do Porto para combater as chamas.