Antigo Terminal do Campo 24 de Agosto abandonado e ocupado por sem-abrigo

Antigo Terminal do Campo 24 de Agosto abandonado e ocupado por sem-abrigo
Hélder Silva
| Porto
João Nogueira

Há pouco mais de um ano, o Porto Canal noticiava em primeira mão o fecho do terminal rodoviário do Campo 24 de Agosto. Com a transferência de grande parte da operação para o Terminal Intermodal de Campanhã, a estrutura que foi o coração dos transportes de média e longa distância no Porto encontra-se agora entregue ao abandono. Sem atividade e com sinais de degradação, a antiga estação passou a ser ocupada por sem-abrigo que se refugiam das baixas temperaturas que têm assolado a cidade nos últimos dias. Ao Porto Canal, um dos proprietários garante que o futuro do espaço será definido ainda em fevereiro, com as negociações para o projeto ainda a decorrer.

Apesar do estado de degradação em que a entrada do antigo Terminal do Campo 24 de Agosto se encontra, o futuro do espaço poderá reservar novidades. António Castro Henriques, um dos responsáveis da CIAGEST, empresa que detém aquele equipamento, revelou ao Porto Canal que está a decorrer um processo de negociação com várias entidades interessadas para rentabilizar e arrendar o antigo terminal rodoviário.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

"Estamos em processo de negociação com o objetivo de viabilizar o projeto para aquele espaço, que continuará a cumprir a licença de comércio e serviços", afirmou António Castro Henriques, destacando que a decisão final deverá ser tomada até ao próximo mês.

De acordo com o empresário, a empresa que explorava o terminal, a Cidades e Variantes Parques de Estacionamento (CVPE), entregou o espaço à CIAGEST após a transferência dos autocarros para o Terminal Intermodal de Campanhã.

Mas o Porto Canal apurou que está em marcha um processo judicial que envolve ambas as empresas e a Transdev, que geria o local até à abertura do Terminal Intermodal de Campanhã. A CVPE alega não ter sido notificada do encerramento e que o contrato acordado não terá sido cumprido.

Antigo terminal ocupado por sem-abrigo

Apesar da barreira com o alerta para que o espaço não seja ocupado, são várias as pessoas em situação de sem-abrigo que utilizam a entrada para se protegerem do frio que se tem sentido na cidade nas últimas semanas.

No local, é possível encontrar cobertores, cartões e lixo espalhados por toda a área de entrada. Uma situação que não é nova.

Segundo um trabalhador do parque de estacionamento que ladeia o antigo terminal, o uso do espaço por sem-abrigo “acontece diariamente”: “Mesmo que os expulsem, eles voltam. E é natural, com o frio que tem feito”.

Polícia Municipal esteve perto de ocupar espaço

Face à incerteza sobre o futuro do Campo 24 de Agosto, chegou a haver um princípio de acordo com a Câmara do Porto para que o edifício servisse a instalação da Polícia Municipal no centro da cidade. Em cima da mesa esteve uma proposta que contemplava a ida da divisão municipal de trânsito para aquele espaço, uma hipótese que nunca chegou a avançar por falta de acordo entre as partes. O motivo da divergência, sabe o Porto Canal, prendeu-se com os valores contratuais.

Em dezembro, a Câmara do Porto anunciou que a nova sede da Polícia Municipal será instalada na antiga estação de recolha dos STCP, em Francos.

Além da divisão de trânsito, o novo edifício vai reunir os serviços municipais de segurança, mobilidade e proteção civil.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.