Recorde a história de Gisberta Salce Júnior, transexual assassinada no Porto que vai ter nome de rua

Recorde a história de Gisberta Salce Júnior, transexual assassinada no Porto que vai ter nome de rua
| Porto
Porto Canal

No dia em que foi anunciado que Gisberta terá uma rua na freguesia do Bonfim, 17 anos depois de ter sido assassinada às mãos de 14 menores recordamos Gisberta Salce Júnior.

A transexual de 45 fora assassinada a 22 de fevereiro de 2006. Acabaria por ser encontrada num poço sem vida. Gisberta Salce Júnior veio para Portugal com 20 anos, para fugir a uma vaga de homicídios a transexuais em São Paulo. Refugiou-se em Portugal sem saber que seria este a conduzi-la ao fim que tanto temia e que a fez sair do seu país de origem.

Era conhecida como “a diva”. Loira, vistosa e espampanante, trabalhou em vários bares da cidade do Porto como transformista e era também trabalhadora do sexo. Carregava o peso das várias doenças que tinha: SIDA, tuberculose pulmonar, pneumonia e candidíase laríngea. As drogas também não ajudaram. "Passou de uma mulher muito bonita, glamorosa e a viver bem, para uma mulher que acabou já com roupas rasgadas, sem maquilhagem, já nem usava tacões, cortou o cabelo quase à rapaz, vestida à homem”, contou Nuno Câmara Lima ao Porto Canal em fevereiro deste ano, um enfermeiro que acompanhou Gisberta.

O desenrolar da sua vida levou-a mesmo a ficar sem-abrigo. O trabalho já não lhe dava dinheiro suficiente para sustentar uma casa, pelo que o seu último “lar” foi uma barraca por si construída, dentro de um edifício abandonado na Avenida Fernão Magalhães. Atualmente, esse edifício continua a ser a principal marca do assassinato de Gisberta Salce Júnior.

Fernando, Ivo e Flávio começaram, em 2005, a graffitar nesse mesmo edifício abandonado no Porto. Um dos rapazes apercebeu-se de que aquela sem abrigo era Gisberta, porque já se conheciam desde que Fernando tinha seis anos, e os três rapazes começaram a conversar com a imigrante brasileira e a visitá-la com maior frequência. Chegaram mesmo a levar-lhe comida por diversas vezes, depois de saberem todas as doenças e fragilidades de que Gisberta padecia.

O início da tragédia começou quando os três rapazes falaram da transexual aos colegas da Escola Augusto César Pires de Lima e da Oficina de São José, que acolhia 11 dos 14 rapazes, descrevendo-a como “um homem que “tinha mamas” e “parecia mesmo uma mulher”. Movidos pela curiosidade, aos três jovens juntaram-se mais onze, e as agressões a Gisberta começaram.

O óbito foi declarado a 22 de fevereiro, mas a imigrante já andava a ser maltratada pelos menores há vários dias. As agressões podiam tomar várias formas, desde espancamento com paus a apedrejamento, tendo chegado inclusive a pedir a Gisberta que se despisse para comprovarem que era um homem. No dia 21, na habitual visita de “porrada na Gi”, pensaram que a imigrante brasileira estava morta, e decidiram que no dia seguinte se iriam desfazer do corpo.

Logo pela manhã do dia 22, os jovens empurraram Gisberta para um poço com água. A vítima ficou submersa, mas, nesse momento, ainda estava viva. De acordo com o relatório da autópsia ao corpo, morreu por afogamento.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).