O Mestre partiu há 39 anos

O Mestre partiu há 39 anos
| Desporto
Porto Canal

7 de janeiro é um dos dias que mais marcou a história portista. Em 1985, após largos meses de luta contra uma doença oncológica, José Maria Pedroto falecia com apenas 56 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A ligação ao FC Porto começou quando o jovem de Lamego se mudou para perto do Campo da Constituição, onde começou a crescer a paixão pelo emblema azul e branco.

Como jogador, iniciou o percurso nas camadas jovens do Leixões. Passou pelo Lusitano de Vila Real de Santo António enquanto cumpriu serviço militar no Algarve e mudou-se para o Restelo quando arranjou emprego no Ministério da Marinha.

O FC Porto resgatou o internacional português no verão de 1952, quando pagou 485 contos ao Belenenses pelo médio. Com Pedroto em campo, o clube quebrou um jejum de 16 anos sem vencer o título e conseguiu a primeira dobradinha do palmarés azul e branco.

Pedroto ainda viria a conquistar outro campeonato (e outra Taça) antes de pendurar as botas e de iniciar a carreira de treinador.

Começou nas camadas jovens da Seleção Nacional, onde levou a equipa à vitória no Europeu de juniores. Seguiu para a Académica de Coimbra. Em 1966, depois de passagens em Matosinhos e Póvoa, cumpriu o sonho de uma vida: treinar o FC Porto.

Em 1968 ergueu o primeiro troféu no banco portista, tendo saído em 1969 rumo ao Vitória de Setúbal. Passou ainda pelo Boavista, antes de regressar a casa em 1976. Na segunda passagem pelas Antas tornou-se o primeiro (e até hoje único) treinador a vencer a Taça de Portugal em três edições seguidas.

Na época seguinte pôs fim à espera de 19 anos e, em 1979, o FC Porto sagrou-se bicampeão quase quatro décadas depois.

José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa saíram durante o Verão Quente, em 1980. o treinador rumou ao Vitória de Guimarães e só regressou quando o antigo diretor do futebol venceu as eleições presidenciais.

Juntos, numa sintonia única, lideraram a grande revolução no futebol português e estabeleceram as bases de um clube de projeção internacional, mas orgulhosamente regional.

39 anos depois de morrer, Pedroto continua vivo na memória e no espírito de um povo que se revê no seu Mestre.

+ notícias: Desporto

Victor Iturriza: "Temos de entrar com máxima entrega, máxima seriedade e comprometidos"

O FC Porto está de regresso a casa na 5.ª e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, que reserva um duelo com o ABC (sábado, 15h00, FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena. Na projeção da partida, Victor Iturriza recordou a mais recente derrota caseira frente a este mesmo adversário e sublinhou que é essencial vencer para manter viva a esperança do título: “Sabemos que não temos margem de erro, por isso encaramos todos os jogos com a máxima responsabilidade, o máximo empenho e com o compromisso de ganhar jogo a jogo, de forma a discutirmos o título em casa do Sporting na última jornada”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é segundo classificado, com 41 pontos, menos dois do que o líder Sporting, enquanto o ABC segue na quarta posição, com 29.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.