FC Porto: Jamor, aqui vamos nós. Crónica de jogo

FC Porto: Jamor, aqui vamos nós. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto qualificou-se para a final da Taça de Portugal ao bater nesta quinta-feira o Famalicão após prolongamento (3-2), no Estádio do Dragão, na 2.ª mão das meias-finais da prova. Galeno (27m), Otávio (120m+1) e Evanilson (120m+4) foram os marcadores de serviço nos campeões nacionais, que já tinham ganho por 2-1 na 1.ª mão disputada em Famalicão.

Com cinco novidades em relação ao onze que iniciou o jogo anterior, frente ao Boavista (1-0), o FC Porto entrou de forma personalizada, mas encontrou um adversário bem organizado e que até foi o primeiro a mexer com o marcador. Na sequência de um livre batido por Ivo Rodrigues, Jhonder Cádiz desviou com subtileza e desfeiteou Cláudio Ramos, que nada pôde fazer para evitar o golo dos famalicenses (21m). Na resposta, Matheus Uribe entrou de rompante na área adversário e foi derrubado no momento de visar a baliza, mas Manuel Mota nada assinalou (24m).

Convidado pelo VAR a ver as imagens do lance, o árbitro de Braga fez o que lhe competia e apontou para a marca dos 11 metros, pois Matheus Uribe foi pontapeado na barriga aquando do remate. Chamado a cobrar o castigo máximo, Galeno não vacilou e atirou a contar para o 1-1 (27m), estabelecendo o 1-1 registado ao intervalo. A figura maior da segunda parte acabou por ser Iván Jaime, que já depois de ter acertado no poste (61m) fez o 2-1 para o Famalicão (75m) e deixou tudo igual na eliminatória (75m). Matheus Uribe ainda teve o 2-2 nos pés (78m), mas o encontro foi mesmo para prolongamento.

O tempo extra foi totalmente dominado pelo FC Porto, mas foi preciso esperar pelo tempo de compensação do tempo extra para evitar a lotaria dos penáltis. Quando o desempate da marca dos 11 metros parecia uma inevitabilidade, Otávio encheu-se de fé e encheu o pé direito para colocar o FC Porto na final da Taça de Portugal, levando o Estádio do Dragão à loucura (120m+1). O empate chegava para os azuis e brancos reservarem bilhetes para o Jamor, mas ainda haveria tempo para Evanilson regressar aos golos e estabelecer o 3-2 final num contra-ataque desenhado a regra e esquadro (120m+4). A tradição mantém-se e o FC Porto está na final da Taça de Portugal, na qual vai defender o estatuto de detentor do troféu frente ao SC Braga.

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.