José Maria Pedroto nasceu há 95 anos e FC Porto não esquece um dos melhores do futebol português

José Maria Pedroto nasceu há 95 anos e FC Porto não esquece um dos melhores do futebol português
| Desporto
Porto Canal

José Maria Pedroto, uma das lendas do FC Porto, nasceu há 95 anos e foi recordado pelo clube azul e branco nas redes sociais. Como jogador, Pedroto foi um dos melhores médios do futebol português. Em 1952 transferiu-se do Belenenses para o FC Porto, que já tinha representado nas camadas jovens. Em 1955-1956, conquistou a "dobradinha" com Dragão ao peito.

O Mestre, como era apelidado, nas décadas de 1970/1980 - em parceria com Jorge Nuno Pinto da Costa -, revolucionou o futebol português, recolocando os dragões na senda dos títulos, que não mais abandonou.

Os dois Campeonatos Nacionais e as duas Taças de Portugal que conquistou, enquanto técnico, não fazem jus à importância que tem na história dos Dragões. Como jogador, já tinha conquistado dois Campeonatos e duas Taças de Portugal. Em qualquer dos casos, futebolista e treinador, revelou ser um génio único.

Este sábado, o FC Porto recordou Pedroto na rede social Twitter. "José Maria Pedroto nasceu há 95 anos e continua a inspirar-nos diariamente", pode lêr-se.

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Manhã de trabalho a pensar no Olympiacos

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta terça-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Olympiacos (quinta-feira, 17h45, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 7.ª jornada da fase de liga da Liga Europa.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro do jogo frente o Olympiacos

A UEFA nomeou Clément Turpin para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Olympiacos, agendado para a próxima quinta-feira, às 17h45 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 7.ª jornada da fase de liga da Liga Europa.

Andoni Zubizarreta: “É uma oportunidade de completar o ataque da equipa B”

O segundo reforço do FC Porto B no mercado de Inverno “é um atleta capaz de produzir oportunidades sozinho” que traz “experiência, competitividade, capacidade no jogo tático, na finalização e golos”. Lado a lado com Leonardo Vonić, que rubricou um vínculo válido até 2028, o diretor desportivo Andoni Zubizarreta falou de “uma oportunidade de completar o ataque” e de “dar algum peso ao setor ofensivo” da equipa B para “que o treinador tenha mais soluções para a linha avançada”.