Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 

Sérgio Conceição iguala registo de 'mestre' Pedroto e escreve nova página de história no FC Porto 
| Desporto
Porto Canal

Sérgio Conceição tornou-se, esta quinta-feira, diante do Famalicão, o treinador com mais jogos orientados na história do FC Porto, igualando o registo de José Maria Pedroto, de 4 de dezembro de 1983, há quase 40 anos, com 322 partidas no currículo.  

A marca foi alcançada com chave d'ouro, no derradeiro obstáculo rumo à final da Taça de Portugal, no Jamor, onde os campeões nacionais e atuais detentores da prova rainha do futebol português irão tentar defender o título, diante do Sporting de Braga. 

O técnico natural de Ribeira de Frades, em Coimbra, entra assim num lote restrito, podendo, na próxima segunda-feira, em Arouca, na 31ª jornada do campeonato, superar o "mestre", tornando-se no treinador com o mais longo reinado ao serviço dos 'azuis e brancos'. 

O ex-avançado internacional português, de 48 anos, que chegou a alinhar pelos 'Dragões' como jogador (1996-1998 e 2004), conta com 72,5% de vitórias, 14,6% de empates e 12,7 de derrotas. 

Quanto ao já falecido José Maria Pedroto, que também jogou no FC Porto, registou 215 êxitos (66,8% de aproveitamento), 60 empates (18,7%) e 47 desaires (14,2%) nas três passagens como técnico (1966-1969, 1976-1980 e 1982-1983), com 722 tentos anotados e 253 sofridos.

Ao longo das quase seis temporadas na Invicta, a carreira de Sérgio Conceição ao leme do FC Porto tem sido pautada por momentos inolvidáveis, sendo que o técnico tem 'pulverizado' pratiamente todos os recordes do clube, no que a títulos conquistados (três campeonatos, duas taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga ), mais vitórias (233) e mais pontos num só campeonato (91) diz respeito. 

Na conferência de antevisão ao duelo diante do Famalicão, Sérgio Conceição garantiu ficar "orgulhoso" por alcançar o registo de uma figura histórica do clube, mas garantiu que não pensa nesses recordes.

"Estou focado em ganhar e isto não é demagogia da minha parte. Claro que é um registo que nos deixa orgulhosos, mas os resultados são tão importantes que desvalorizo esses números", começou por dizer.

"Provavelmente um dia vou olhar para os números e achá-los interessantes, mas hoje não me dizem absolutamente nada, não quero fazer comparações a uma figura que está bem lá em cima e eu estou aqui a trabalhar, a fazer pela vida para ganharmos o jogo", concluiu.

Recorde-se que, já no encontro da primeira mão do campeonato, na receção ao Arouca, Sérgio Conceição passou a somar 215 vitórias ao comando da equipa técnica do FC Porto, igualando, igualmente, José Maria Pedroto, uma marca, entretanto, superada. 

Dados que eternizam o nome do técnico 'azul e branco' na rica e vitoriosa história do FC Porto.

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

Fernando Sá: “Não é um jogo de título, mas é muito importante para os nossos objetivos”

A 21.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol reserva um clássico sempre efervescente entre FC Porto e Sporting, agendado para o próximo sábado (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena. No lançamento da partida, Fernando Sá abordou a derrota em Ovar e apelou ao “caráter” e à “personalidade” que a equipa tem mostrado em 2023/24, considerando fundamental “encarar o jogo de uma forma muito séria e de uma forma muito coesa”. “Também esperamos o apoio do nosso público, que é fundamental nesta altura da época”, acrescentou o treinador. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder com os mesmos 36 pontos que o Benfica, segundo classificado, mais dois do que Oliveirense e Sporting.