UNIR na mira das autoridades? PSP fiscaliza empresas de transporte no Porto
Porto Canal
Após aquele que foi um arranque caótico, o Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT), em conjunto com a Polícia de Segurança Pública (PSP), realizou uma operação de fiscalização na manhã desta terça-feira que teve como visados autocarros da rede UNIR junto ao Dragão Arena. Contactada pelo Porto Canal, a PSP afirma que esta é uma intervenção direcionada a todas as empresas de transporte público e não apenas à nova rede da Área Metropolitana do Porto (AMP).
De acordo com informaçoes recolhidas pelo Porto Canal, estas operações de inspeção arrancaram na semana passada e vão manter-se ao longo dos próximos dias.
Ver esta publicação no Instagram
Citado pela Lusa, uma fonte oficial do IMT tinha já revelado que "o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, prosseguindo as competências de fiscalização que lhe são conferidas, tem vindo a realizar, em conjunto com as forças policiais, ações de fiscalização ao transporte coletivo de passageiros na área de atuação da rede UNIR".
De acordo com a mesma resposta do IMT, "esta operação tem como principal foco a verificação do cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente no que toca às condições dos veículos e cumprimento dos requisitos legais dos motoristas".
Ver esta publicação no Instagram
Recorde-se que todo o processo de início de atividade da UNIR tem estado envolto em polémica. Os problemas no lançamento inicial do horários tiveram forte impacto, bem como a supressão de autocarros nos primeiros dias de operação.
Recentemente foi também noticiado pelo Porto Canal a existência de autocarros a circular com a mesma matrícula, bem como veículos da Gondomarense a circular 'disfarçados' de UNIR.
Ver esta publicação no Instagram