“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR

“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR
| Porto
Maria Abrantes

Os antigos autocarros da empresa de transportes Gondomarense continuam a circular nos concelhos de Gondomar e de Vila Nova de Gaia, apesar da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, ter começado a operar, no passado dia 1 de dezembro.

O que parecia um “adeus” nas viagens a bordo da Gondomarense foi, na realidade, um “até já”, uma vez que que alguns dos antigos autocarros brancos de lista verde continuam a fazer algumas carreiras com destino a Valongo, por exemplo.

“Não entrem nesse autocarro, está avariado!” Disse um passageiro, quando saía, em Campanhã, de um dos antigos autocarros, que ficou ali parado por vários minutos, enquanto o motorista aguardava indicação para seguir viagem com destino a Valongo. No cenário, uma fila de passageiros que esperava para entrar no dito autocarro e uma nuvem de fumo que saía do veículo.

A explicação não é óbvia, mas o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, não tem dúvidas de que se trata de “uma pouca vergonha”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o autarca, o esquema é complexo e frustrante, não sendo suposto que estes antigos autocarros ainda circulem nestas condições. “Está tudo em incumprimento”, diz Marco Martins, ao explicar o negócio: “A Gondomarense vendeu 40 autocarros à Auto Viação Feirense que, por sua vez, usa uma parte desses autocarros em Vila Nova de Gaia, onde ganhou o lote, e outra parte dos autocarros usa em Gondomar, onde a ALSA ganhou o lote, mas subcontratou a Feirense”.

Por sua vez, a Next Continental, detentora da ALSA, “esclarece que alguns autocarros que foram da Gondomarense estão provisoriamente a operar, mas com o símbolo da UNIR e ao serviço da UNIR, sendo que isto acontece porque ainda se aguarda a atribuição das matrículas, por parte das autoridades, para os autocarros novos que estão no parque poderem começar a circular. Esperamos poder obter essas matrículas até ao final do ano”.

+ notícias: Porto

Nota da Direção de Informação sobre insultos em Famalicão

A Direção de Informação do Porto Canal condena com toda a veemência qualquer ataque ou impedimento ao exercício de todos os trabalhos jornalísticos.

"Um voo para a vida" com destino no Porto. Bebé de sete dias transportado pela Força Aérea está estável

A Força Aérea Portuguesa transportou, na sexta-feira, do Funchal para o Porto, um recém-nascido de sete dias que necessitava de cuidados de emergência, informou aquele ramo das Forças Armadas.

Portuenses saem à rua para que a cidade “cumpra a sua função”: proteger casa de Garrett

Um grupo de cidadãos e artistas portuenses vai manifestar-se, este domingo, pela salvaguarda da casa de Almeida Garrett, que foi colocada à venda por 3,8 milhões de euros, como avançou o Porto Canal. Será ainda lançada uma petição pela classificação do edifício.