“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR

“É uma pouca vergonha”. Gondomarense continua a ‘rodar’ disfarçada de UNIR
| Porto
Maria Abrantes

Os antigos autocarros da empresa de transportes Gondomarense continuam a circular nos concelhos de Gondomar e de Vila Nova de Gaia, apesar da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, ter começado a operar, no passado dia 1 de dezembro.

O que parecia um “adeus” nas viagens a bordo da Gondomarense foi, na realidade, um “até já”, uma vez que que alguns dos antigos autocarros brancos de lista verde continuam a fazer algumas carreiras com destino a Valongo, por exemplo.

“Não entrem nesse autocarro, está avariado!” Disse um passageiro, quando saía, em Campanhã, de um dos antigos autocarros, que ficou ali parado por vários minutos, enquanto o motorista aguardava indicação para seguir viagem com destino a Valongo. No cenário, uma fila de passageiros que esperava para entrar no dito autocarro e uma nuvem de fumo que saía do veículo.

A explicação não é óbvia, mas o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, não tem dúvidas de que se trata de “uma pouca vergonha”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o autarca, o esquema é complexo e frustrante, não sendo suposto que estes antigos autocarros ainda circulem nestas condições. “Está tudo em incumprimento”, diz Marco Martins, ao explicar o negócio: “A Gondomarense vendeu 40 autocarros à Auto Viação Feirense que, por sua vez, usa uma parte desses autocarros em Vila Nova de Gaia, onde ganhou o lote, e outra parte dos autocarros usa em Gondomar, onde a ALSA ganhou o lote, mas subcontratou a Feirense”.

Por sua vez, a Next Continental, detentora da ALSA, “esclarece que alguns autocarros que foram da Gondomarense estão provisoriamente a operar, mas com o símbolo da UNIR e ao serviço da UNIR, sendo que isto acontece porque ainda se aguarda a atribuição das matrículas, por parte das autoridades, para os autocarros novos que estão no parque poderem começar a circular. Esperamos poder obter essas matrículas até ao final do ano”.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Apesar das denúncias de utilizadores, sistema para carregar Andante pelo telemóvel já está operacional

Esta quinta-feira, conforme noticiado pelo Porto Canal, foi introduzida uma nova funcionalidade na app Anda, possibilitando assim o carregamento de todos os títulos de transporte via telemóvel. Apesar de algumas denúncias por parte de utilizadores durante a manhã desta quinta-feira, uma fonte dos Transportes Intermodais do Porto confirmou ao Porto Canal que o sistema de carregamento do Andante pelo telemóvel não enfrentou quaisquer problemas técnicos e está plenamente funcional tanto no sistema Android quanto no sistema iOS.

Municípios do Grande Porto discutem em maio continuidade na STCP

Os municípios que fazem parte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão decidir, em maio, a continuidade da sua participação na empresa, revelou esta o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.