Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto

Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto
| Norte
Maria Abrantes

Quase uma semana depois do arranque da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, persistem os problemas na supressão de autocarros e na falta de informação prestada aos utilizadores.

Esta quarta-feira, no Terminal das Camélias, junto à Praça da Batalha, ao final da tarde estava mais de uma centena de pessoas à espera de autocarros que não chegaram a passar, ou que encheram tão depressa que a maior parte dos utilizadores teve de permanecer à espera de um novo autocarro, qual D. Sebastião.

Naquele terminal de autocarros, a situação mais crítica prende-se com os passageiros que viajam para São João da Madeira e Santa Maria da Feira, uma vez que, devido ao trajeto e autoestrada, têm obrigatoriamente de ir sentados, o que diminui a capacidade de transporte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O facto de terem alterado os horários, de nem todos os autocarros pararem naquele terminal e a falta de informação pioram drasticamente a situação, formando-se uma fila imensa de pessoas que desespera por um lugar num autocarro.

Mas o problema não reside apenas naquele destino. A imagem mais frequente, ao passar pelo terminal, é a de várias pessoas a dirigirem-se aos motoristas dos autocarros que por ali param e voltarem para trás com um semblante pesado. Devido à falta de informação e de sinalética, perguntam aos motoristas para onde se dirige aquele autocarro e, na maioria das vezes, não segue para o destino desejado.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região. O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e esta quarta-feira não foi exceção.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma vítima encarcerada.