Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto

Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto
| Norte
Maria Abrantes

Quase uma semana depois do arranque da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, persistem os problemas na supressão de autocarros e na falta de informação prestada aos utilizadores.

Esta quarta-feira, no Terminal das Camélias, junto à Praça da Batalha, ao final da tarde estava mais de uma centena de pessoas à espera de autocarros que não chegaram a passar, ou que encheram tão depressa que a maior parte dos utilizadores teve de permanecer à espera de um novo autocarro, qual D. Sebastião.

Naquele terminal de autocarros, a situação mais crítica prende-se com os passageiros que viajam para São João da Madeira e Santa Maria da Feira, uma vez que, devido ao trajeto e autoestrada, têm obrigatoriamente de ir sentados, o que diminui a capacidade de transporte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O facto de terem alterado os horários, de nem todos os autocarros pararem naquele terminal e a falta de informação pioram drasticamente a situação, formando-se uma fila imensa de pessoas que desespera por um lugar num autocarro.

Mas o problema não reside apenas naquele destino. A imagem mais frequente, ao passar pelo terminal, é a de várias pessoas a dirigirem-se aos motoristas dos autocarros que por ali param e voltarem para trás com um semblante pesado. Devido à falta de informação e de sinalética, perguntam aos motoristas para onde se dirige aquele autocarro e, na maioria das vezes, não segue para o destino desejado.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região. O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e esta quarta-feira não foi exceção.

+ notícias: Norte

Aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação concluídos

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) informou este sábado que o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação estão concluídos, mas admite que o prolongamento do quebra-mar exterior “está atrasado”.

Proteção costeira na Costa Nova, em Ílhavo, com 1,4 milhões de financiamento

O Governo vai financiar com 1,425 milhões de euros o reforço da proteção costeira na Costa Nova, em Ílhavo, informou este sábado o Ministério do Ambiente em comunicado.

Feira tem marchas com 350 pessoas que pagam “brio bairrista” com verbas da comunidade

Duas freguesias de Santa Maria da Feira promovem na próxima semana marchas populares sanjoaninas que, envolvendo um total na ordem das 350 pessoas dos 3 aos 81 anos, resultam de “brio bairrista” materializado com fundos e talentos da comunidade.