“Se tudo correr bem” esta quarta-feira serão divulgados os horários das novas linhas de autocarro

“Se tudo correr bem” esta quarta-feira serão divulgados os horários das novas linhas de autocarro
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Catarina Cunha

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, avançou ao Porto Canal que “se tudo correr bem” esta quarta-feira serão divulgados os horários das novas linhas de autocarro da rede UNIR, a nova marca sob a qual vão operar as transportadoras da Área Metropolitana do Porto (AMP).

É de referir que aquela entidade adiantou, esta segunda-feira, à Lusa, que os horários iam ficar disponíveis “em breve”.

Um dia depois desse ‘levantar de veú’, o autarca de Gondomar confirmou a data da publicação e ressalvou que não foi por “falta de vontade” da AMP que os horários não foram lançados mais cedo. Estes atrasos estão associados a questões que, segundo Marco Martins, foram demasiadas e de elevada complexidade para o curto espaço de tempo disponível.

Face a estes desafios, “em bom português, a Câmara colocou pés ao caminho” e tratou da situação “diretamente com o operador”. Neste momento, a autarquia encontra-se a ‘fechar’ alguns “reajustes de horário”.

Recorde-se que o início da semana ficou marcada pelas críticas feitas pela Câmara Municipal do Porto à nova rede de transportes. Em exclusivo ao Porto Canal, fonte da presidência manifestou a preocupação da autarquia com o que considera ser a “total descoordenação” da gestão operacional da UNIR.

Uma das questões da ‘polémica’ levantada prende-se também com o atraso na comunicação dos horários nas linhas dos autocarros. “Os horários são as peças fundamentais para que as pessoas possam planear todas as suas viagens, desde logo, transbordos eventualmente necessários”, vincou o Município numa nota disponibilizada ao Porto Canal.

Ainda relativamente ao mesmo assunto, Marco Martins lembra que “não há diminuição de horários, nem de linhas” e que com esse anúncio espera que a população fique mais esclarecida.

A nova rede de autocarros UNIR vai operar a partir de 1 de dezembro em todos os Municípios da Área Metropolitana exceto no Porto, uma vez que os STCP detêm a exclusividade da operação no interior da cidade.

Na cidade do Porto, os autocarros UNIR poderão circular, mas só terão permissão para operar nos terminais ou interfaces definidas pelo município: Terminal de Campanhã, Polo Intermodal da Asprela - Hospital de São João, Terminal Parque das Camélias e Terminal do Bom Sucesso/Casa da Música.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Moreira critica nova ponte do metro sobre o Rio Douro e defende Arrábida como alternativa

O presidente da Câmara do Porto criticou a construção da nova ponte do metro sobre o Rio Douro, a Ponte Ferreirinha, afirmando que a ponte da Arrábida podia servir de alternativa e que, inevitavelmente, tal opção obrigaria a que mais pessoas optassem pelo transporte público e a um alívio do trânsito na VCI.

Moreira sobre atraso das obras no Porto: "Prefiro que as pessoas se zanguem hoje, do que se revoltem amanhã"

“Prefiro que as pessoas se zanguem hoje, do que se revoltem amanhã”. As palavras são do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, face ao impacto das obras atuais, desde o metrobus à Linha Rosa, bem como a recente limitação dos tuk-tuks no centro da cidade.

Faixas BUS transformaram-se em parques de estacionamento no Porto, aponta Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, admitiu esta terça-feira que as faixas BUS se transformaram em parques de estacionamento, pedindo multas mais pesadas para quem estaciona mal do que para quem se esquece de validar no metro.