Eskada Porto vai reforçar número de seguranças privados e “incrementar sistema de videovigilância”
Porto Canal
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, confirma, esta segunda-feira, que foi levantada a medida de encerramento do estabelecimento “Eskada Porto”.
A decisão foi tomada no seguimento de vistorias realizadas pela Polícia de Segurança Pública e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Em reposta ao Porto Canal, o Ministério da Administração Interna explica que foi incrementado um sistema de videovigilância e o reforço do número de seguranças privados com a colocação de mais elementos e a nomeação de um Diretor de Segurança.
Além disso, foi ainda definido “um mecanismo de contacto célere entre os responsáveis do estabelecimento e a PSP. Este mecanismo permitirá, por exemplo, a comunicação atempada dos eventos a ser efetuados naquele espaço bem como a identificar potenciais situações de risco e proceder à comunicação de qualquer ocorrência criminal no estabelecimento ou relacionada com a atividade do mesmo”, pode ler-se na resposta enviada ao Porto Canal.
“A empresa irá ainda garantir ações de formação para com os elementos da empresa de segurança que presta serviços, em áreas tais como a gestão de conflitos”, acrescenta o ministério.
Na inspeção a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e da Proteção Civil foi declarada a “conformidade das condições de segurança contra incêndios em edifícios, incluindo a manutenção de extintores, rede de incêndio armada e realização de ações de formação à equipa de segurança, entre outras”.
Relativamente ao horário de funcionamento e lotação prevista, o MAI remete para as competências próprias da Câmara Municipal do Porto.
Recorde-se que a Discoteca Eskada, estabelecimento noturno do Porto que tinha sido encerrado temporariamente por ordem do Ministério da Administração Interna (MAI), anunciou que vai reabrir portas no próximo dia 28 de outubro.