Sérgio Conceição lembra Pedroto no dia em que o Mestre faria 95 anos
Porto Canal
Conhecido como uma das lendas do FC Porto, José Maria Pedroto nasceu há 95 anos, data que tem sido assinalada nas redes sociais do clube e de inúmeros adeptos. Cecília Pedroto, mulher do falecido 'Mestre', recordou-o através de uma publicação na rede social Instagram que foi partilhada pelo atual treinador do FC Porto Sérgio Conceição.
"Hoje seriam 95 anos de sabedoria, paixão e dedicação. Uma inspiração para todos nós portistas!", pode ler-se na publicação
Como jogador, Pedroto foi um dos melhores médios do futebol português. Em 1952 transferiu-se do Belenenses para o FC Porto, que já tinha representado nas camadas jovens. Em 1955-1956, conquistou a "dobradinha" com Dragão ao peito.
O Mestre, como era apelidado, nas décadas de 1970/1980 - em parceria com Jorge Nuno Pinto da Costa -, revolucionou o futebol português, recolocando os dragões na senda dos títulos, que não mais abandonou.
Os dois Campeonatos Nacionais e as duas Taças de Portugal que conquistou, enquanto técnico, não fazem jus à importância que tem na história dos Dragões. Como jogador, já tinha conquistado dois Campeonatos e duas Taças de Portugal. Em qualquer dos casos, futebolista e treinador, revelou ser um génio único.
Este sábado, o FC Porto recordou Pedroto na rede social Twitter. "José Maria Pedroto nasceu há 95 anos e continua a inspirar-nos diariamente", pode ler-se.