Ramal para ligar Alfândega e Campanhã pode custar 22 milhões de euros

Ramal para ligar Alfândega e Campanhã pode custar 22 milhões de euros
| Porto
Porto Canal

Um estudo apresentado pela STCP, na reunião desta segunda-feira do executivo da Câmara Municipal do Porto, conclui que a reativação com ferrovia do Ramal da Alfândega, no Porto, custaria 22 milhões de euros. O troço, inutilizado desde 1989, poderá também ser adaptado para um transporte rodoviário por metade do valor do custo atarvés de transporte ferroviário.

De acordo com o estudo, a operação seria lucrativa caso fosse introduzido transporte público ao longo do canal com 3,7 quilómetros de extensão, salvaguardando a não construção da estação das Fontaínhas que teria um custo de 2,5 milhões de euros e uma procura diária de 25 a 30 passageiros.

Por sua vez, uma ligação direta Alfândega-Campanhã teria uma procura diária próxima dos três mil passageiros (2.800), estimando-se que anualmente passassem entre 835 mil a um milhão de passageiros naquele Ramal.

A grande questão, segundo a STCP, é o tipo de transporte a ser introduzido no Ramal da Alfândega, existindo duas hipóteses que terão obrigatoriamente de funcionar em sistema de "vai-e-vem": transporte assente na ferrovia (metro ligeiro) ou transporte assente na rodovia (mini-bus). A primeira opção tem um custo a rondar os 22 milhões de euros, o dobro da segunda.

Segundo a sociedade de transportes, uma concessão pelo período máximo de 15 anos apresentaria resultados financeiros positivos, com custos anuais de um milhão de euros e uma receita de dois milhões e meio de euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.