Costa quer ver início da obra do TGV Porto-Lisboa antes de sair do Governo

Costa quer ver início da obra do TGV Porto-Lisboa antes de sair do Governo
| País
Porto Canal

O ainda primeiro ministro António Costa quer ver o lançamento do concurso para o primeiro troço da nova linha de alta velocidade Lisboa-Porto antes de sair definitivamente do Governo. A notícia, avançada pelo semanário Expresso, refere que Costa já sinalizou ao líder do PSD que o projeto do TGV é um assunto a tratar em breve para poder candidatar-se a fundos europeus, estando apenas à espera que a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) conclua o trabalho técnico sobre a viabilidade jurídica e financeira do projeto.

O objetivo do Governo de gestão é ver o concurso arrancar ainda em janeiro do próximo ano.

A Infraestruturas de Portugal já gastou mais de três milhões de euros com a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Apesar de os primeiros concursos apenas serem lançados no próximo ano, a empresa já avançou com a contratação de estudos.

Segundo o jornal de Negócios, a IP já celebrou 11 contratos de aquisição de serviços. Só este ano, foram celebrados cinco contratos, num total de 1,7 milhões de euros. O mais recente recai sobre o estudo prévio e o estudo de impacto ambiental da duplicação da linha do Oeste.

Os outros quatro contratos destinaram-se à atualização dos estudos de impacto ambiental do troço Soure-Carregado (424,8 mil euros), ao plano de urbanização da estação de Campanhã (325 mil euros), à prospeção geotécnica no troço Porto-Soure (414 mil euros) e a estudos complementares de engenharia para o mesmo troço (390 mil euros).

Inicialmente, o primeiro concurso estava previsto ainda para este ano, mas foi adiado para janeiro de 2024.

A futura linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai avançar em três fases. A primeira, entre Porto e Soure, deverá estar concluída em 2028. Já a conclusão da segunda parte, o troço Soure-Carregado, está prevista para 2030. Por fim, segue-se a terceira fase, entre o Carregado e Lisboa.

A estimativa é de que a nova linha ligue as duas maiores cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos.

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.