Já foram gastos 3 milhões de euros com a linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa

| Porto
Porto Canal

A Infraestruturas de Portugal já gastou mais de três milhões de euros com a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Apesar de os primeiros concursos apenas serem lançados no próximo ano, a empresa já avançou com a contratação de estudos.

Segundo o jornal de Negócios, a IP já celebrou 11 contratos de aquisição de serviços. Só este ano, foram celebrados cinco contratos, num total de 1,7 milhões de euros. O mais recente recai sobre o estudo prévio e o estudo de impacto ambiental da duplicação da linha do Oeste.

Os outros quatro contratos destinaram-se à atualização dos estudos de impacto ambiental do troço Soure-Carregado (424,8 mil euros), ao plano de urbanização da estação de Campanhã (325 mil euros), à prospeção geotécnica no troço Porto-Soure (414 mil euros) e a estudos complementares de engenharia para o mesmo troço (390 mil euros).

Inicialmente, o primeiro concurso estava previsto ainda para este ano, mas foi adiado para janeiro de 2024.

A futura linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai avançar em três fases, conforme explica o Negócios. A primeira, entre Porto e Soure, deverá estar concluída em 2028. Já a conclusão da segunda parte, o troço Soure-Carregado, está prevista para 2030. Por fim, segue-se a terceira fase, entre o Carregado e Lisboa.

A estimativa é de que a nova linha ligue as duas maiores cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto

A PSP deteve nas instalações da AIMA do Porto um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira aquela força de segurança.