Já foram gastos 3 milhões de euros com a linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa
Porto Canal
A Infraestruturas de Portugal já gastou mais de três milhões de euros com a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Apesar de os primeiros concursos apenas serem lançados no próximo ano, a empresa já avançou com a contratação de estudos.
Segundo o jornal de Negócios, a IP já celebrou 11 contratos de aquisição de serviços. Só este ano, foram celebrados cinco contratos, num total de 1,7 milhões de euros. O mais recente recai sobre o estudo prévio e o estudo de impacto ambiental da duplicação da linha do Oeste.
Os outros quatro contratos destinaram-se à atualização dos estudos de impacto ambiental do troço Soure-Carregado (424,8 mil euros), ao plano de urbanização da estação de Campanhã (325 mil euros), à prospeção geotécnica no troço Porto-Soure (414 mil euros) e a estudos complementares de engenharia para o mesmo troço (390 mil euros).
Inicialmente, o primeiro concurso estava previsto ainda para este ano, mas foi adiado para janeiro de 2024.
A futura linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai avançar em três fases, conforme explica o Negócios. A primeira, entre Porto e Soure, deverá estar concluída em 2028. Já a conclusão da segunda parte, o troço Soure-Carregado, está prevista para 2030. Por fim, segue-se a terceira fase, entre o Carregado e Lisboa.
A estimativa é de que a nova linha ligue as duas maiores cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos.