Portugal faz pedido de 700 milhões à Europa para linha de alta velocidade Porto-Lisboa

Portugal faz pedido de 700 milhões à Europa para linha de alta velocidade Porto-Lisboa
| País
Porto Canal

Portugal está a candidatar-se a fundos europeus no valor de 700 milhões de euros para construir a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, avança o jornal Expresso. A candidatura terá de ser submetida até ao final de janeiro de 2024, quando termina o prazo de submissão de candidaturas.

A questão colocada, refere o jornal Expresso, era se Portugal poderia candidatar-se para uma obra que mantém a construção da linha com as orientações ibéricas, em vez da recomendada adoção de uma bitola -- distância entre carris -- europeia.

Contactada pelo jornal Expresso, a Comissão Europeia (CE) esclareceu Portugal pode candidatar-se aos fundos europeus com a opção das linhas em bitola ibérica, mas com a condição de até ao final do ano de 2030 migrar para as recomendações europeias.

Um porta-voz da CE referiu ainda ao Expresso que para facilitar esta migração, de modo a minimizar as interrupções no tráfego aéreo, a implementação de travessas polivalentes são apontadas como uma solução.

Concluída a construção da linha, que só deverá ser após 2030, e tendo em conta que a migração para a bitola europeia deve ser feita até ao final de 2030 o Governo acredita que a CE será flexível nos prazos.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".