Ramal para ligar Alfândega e Campanhã pode custar 22 milhões de euros

Ramal para ligar Alfândega e Campanhã pode custar 22 milhões de euros
| Porto
Porto Canal

Um estudo apresentado pela STCP, na reunião desta segunda-feira do executivo da Câmara Municipal do Porto, conclui que a reativação com ferrovia do Ramal da Alfândega, no Porto, custaria 22 milhões de euros. O troço, inutilizado desde 1989, poderá também ser adaptado para um transporte rodoviário por metade do valor do custo atarvés de transporte ferroviário.

De acordo com o estudo, a operação seria lucrativa caso fosse introduzido transporte público ao longo do canal com 3,7 quilómetros de extensão, salvaguardando a não construção da estação das Fontaínhas que teria um custo de 2,5 milhões de euros e uma procura diária de 25 a 30 passageiros.

Por sua vez, uma ligação direta Alfândega-Campanhã teria uma procura diária próxima dos três mil passageiros (2.800), estimando-se que anualmente passassem entre 835 mil a um milhão de passageiros naquele Ramal.

A grande questão, segundo a STCP, é o tipo de transporte a ser introduzido no Ramal da Alfândega, existindo duas hipóteses que terão obrigatoriamente de funcionar em sistema de "vai-e-vem": transporte assente na ferrovia (metro ligeiro) ou transporte assente na rodovia (mini-bus). A primeira opção tem um custo a rondar os 22 milhões de euros, o dobro da segunda.

Segundo a sociedade de transportes, uma concessão pelo período máximo de 15 anos apresentaria resultados financeiros positivos, com custos anuais de um milhão de euros e uma receita de dois milhões e meio de euros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Túneis Goelas de Pau e de Ceuta condicionados ao trânsito para reparação de avarias

O túnel de Goelas de Pau, junto à Avenida de Fernão de Magalhães, e o túnel dos Almadas, mais conhecido por túnel de Ceuta, vão estar condicionados ao trânsito nos próximos dias para reparação de algumas avarias.

Caudal do Douro está estável mas água deve inundar margens esta semana

A situação no rio Douro “está equilibrada”, mas estima-se que a água volte à margem esta semana, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, elogiando a ativação dos Planos Municipais de Emergência do Porto e de Gaia.

Candidaturas para reitor da Universidade do Porto abertas com eleição a 24 de abril

As candidaturas para eleger o 21.º reitor da Universidade do Porto estão abertas até 8 de março e a eleição está marcada para dia 24 de abril, anuncia, esta segunda-feira, a instituição de ensino superior.