Novo atraso. Reabilitação da Praça da Corujeira, no Porto, arranca em 2024, ano em que devia estar pronta

Novo atraso. Reabilitação da Praça da Corujeira, no Porto, arranca em 2024, ano em que devia estar pronta
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto confirmou ao jornal PÚBLICO que a reabilitação da Praça da Corujeira, na zona oriental do Porto, está atrasada. O concurso público deve ser lançado no primeiro semestre de 2024 e o arranque da obra vai acontecer no último trimestre do mesmo ano.

2024 era o ano inicialmente previsto para a conclusão das obras na Praça da Corujeira, até porque já foi há quase três anos que a autarquia anunciou o vencedor do concurso arquitetónico e paisagístico. O projeto está nas mãos do Atelier Miguel Melo, de Guimarães.

O concurso, com verbas de 4,4 milhões de euros para a obra, previa uma “centralidade renovada”: deveria transformar a zona num dos “principais espaços lúdicos e turísticos da cidade e num ponto central das novas dinâmicas urbanas do território de Campanhã”, referia o concurso citado pelo PÚBLICO. Além disso, deveria contribuir para integrar a praça no “sistema de acessos ao centro da cidade a partir da zona oriental do Porto”.

Previsto para a praça, está a construção de um edifício-bar, com café, quiosque e sanitários. Os bancos originais vão ser recuperados, haverá bebedouros, áreas de jogos tradicionais e zonas para que crianças possam brincar.

Uma ideia inicial proposta pelo Atelier Miguel Melo, o “sky garden” – um parque de arborismo em plena Praça da Corujeira – não vai avançar.

"É um marco importante para a freguesia de Campanhã e para a cidade do Porto. O objetivo é reforçar a centralidade desta praça para Campanhã, valorizar a mobilidade, particularmente dos modos suaves, e reforçar o acesso à cidade do Porto a partir da zona oriental", analisou em 2020 o vereador com os pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Pedro Baganha.

+ notícias: Porto

Associação Sindical da PSP alerta para degradação de instalações em esquadra no Porto

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou para o estado de degradação das instalações da 2.ª Esquadra de Investigação Criminal no Porto, destacando graves condições de segurança, saúde e dignidade.

IPO Porto alerta para diminuição de dadores e apela à doação de sangue

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem vindo a registar uma “tendência de diminuição anual” de dadores de sangue com quebras que podem atingir os 5% ao ano, disse esta sexta-feira a responsável do serviço de Imuno-hemoterapia.

Área Metropolitana do Porto terá rede de videovigilância comum aos 17 concelhos

A Área Metropolitano do Porto (AMP) vai implementar uma estratégia de segurança e videovigilância comum aos 17 municípios do território, medida incluída no plano de atividades para este ano, orçado em 134 milhões de euros e anunciado esta sexta-feira.