Discoteca Eskada Porto com ordem de encerramento urgente: 10 anos de “barulho”, “vandalismo” e “violência”

Discoteca Eskada Porto com ordem de encerramento urgente: 10 anos de “barulho”, “vandalismo” e “violência”
| Porto
Porto Canal

A Discoteca Eskada Porto, na Rua da Alegria, vai ser encerrada de forma provisória. O decreto surge a partir de ordem do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A notícia do despacho está a ser avançada pelo Jornal de Notícias (JN). A medida cautelar temporária surge “após recorrentes incidentes de grave perturbação da ordem pública e alertas da Câmara do Porto”.

A Discoteca Eskada tem sido alvo frequente de queixas devido ao barulho, perturbação da ordem pública e vandalismo. O despacho destaca ainda “alegadas agressões envolvendo funcionários ou seguranças privados da discoteca e episódios entre clientes – com vários deles a receber assistência hospitalar”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A Discoteca Eskada tem história no Porto desde março de 2013, altura da inauguração oficial do espaço de festas na cidade, no 611 da Rua da Alegria. Desde então, o choque entre quem queria dançar e os moradores não mais parou.

Madrugada dentro, o “botellón desenfreado”, e as queixas começara a surgir na Câmara do Porto. Diziam que o ruído era todas as noites, sem descanso, mais nítido a partir das 6h da manhã, quando a festa saía do Eskada e saltava para a rua. Começaram os assaltos a prédios, venda e consumo de droga e até corridas de automóveis em contramão.

Em março deste ano, os moradores pediram a inclusão da zona do Eskada no regulamento da “movida”, mas a Autarquia rejeitou, por acreditar que o problema da discoteca não se relacionava com a zona onde estava inserida.

Os vídeos de rixas e desacatos na via pública em frente ao Eskada abundam nas redes sociais. Em janeiro, em resposta ao jornal PÚBLICO, os responsáveis da discoteca (pertencente à empresa Feito d’Estrelas, com sede em Vizela) dizem desconhecer a situação: “O Grupo Eskada não tem conhecimento de qualquer tipo de problema de segurança com impacto na vida dos moradores da zona circundante do estabelecimento.” O grupo, acrescentam, “está disponível para ouvir os moradores das imediações do Eskada Porto e ajudar a resolver os problemas de segurança, caso realmente existam”.

A reabertura do Eskada Porto fica sujeita à adoção das medidas que a Polícia considere necessárias para a reposição das condições de segurança e do normal funcionamento da discoteca”, lê-se no documento a que o JN teve acesso. José Luís Carneiro pediu ainda à Câmara Municipal que avalie se a lotação prevista da discoteca se adequa ao espaço que lhe está afeto e, ainda, o respetivo horário de funcionamento.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).