Utilizadores do Terminal Intermodal de Campanhã queixam-se de falta de sinalização e acessos difíceis

Utilizadores do Terminal Intermodal de Campanhã queixam-se de falta de sinalização e acessos difíceis
Porto. / DR
| Porto
Porto Canal

As obras da passagem inferior entre o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), as estações de metro e comboio da CP e o terminal da STCP terminaram esta segunda-feira, mais de um ano depois da abertura daquela estrutura. Os utilizadores diários do terminal criticam a falta de sinalização e os acessos difíceis, principalmente para os mais idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A passagem pedonal inferior permite agora a interligação entre o edifício do terminal e os serviços de comboios e de metro ligeiro. Antes da sua existência, os utilizadores tinham de fazer um percurso de quase dez minutos para se deslocarem do terminal do autocarro até ao metro. Agora, apesar do tempo do percurso ser muito mais reduzido, os portuenses queixam-se da falta de uma rampa rolante, quer para os mais idosos quer para os utilizadores que cheguem atrasados ou com um número elevado de malas.

José Rocha, utilizador diário do TIC, afirma que utilizar o terminal pode ser um bicho de sete cabeças para quem não conhece. "Está um bocado confuso. Para o português torna-se confuso, para o estrangeiro ainda mais confuso é".

Débora Santos, de 21 anos, utiliza o terminal para se deslocar diariamente para o trabalho. A jovem acha que à noite, altura que mais utiliza o terminal, a passagem pedonal é um pouco "assustadora e escura". Afirma ainda que "para os idosos é um bocado complicado porque não tem rampas (rolantes)".

A obra esteve a cargo da empresa municipal GO (Gestão e Obras) Porto e, segundo a autarquia, teve um investimento municipal de quase um milhão de euros (aproximadamente 940 mil euros).

Inicialmente, a obra da passagem inferior, que se iniciou em dezembro de 2021, tinha a duração prevista de oito meses, mas acabou por durar 18 meses. O Terminal Intermodal de Campanhã foi inaugurado em julho de 2022 e serviu mais de cinco milhões de passageiros num ano.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.