Utilizadores do Terminal Intermodal de Campanhã queixam-se de falta de sinalização e acessos difíceis

Utilizadores do Terminal Intermodal de Campanhã queixam-se de falta de sinalização e acessos difíceis
Porto. / DR
| Porto
Porto Canal

As obras da passagem inferior entre o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), as estações de metro e comboio da CP e o terminal da STCP terminaram esta segunda-feira, mais de um ano depois da abertura daquela estrutura. Os utilizadores diários do terminal criticam a falta de sinalização e os acessos difíceis, principalmente para os mais idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A passagem pedonal inferior permite agora a interligação entre o edifício do terminal e os serviços de comboios e de metro ligeiro. Antes da sua existência, os utilizadores tinham de fazer um percurso de quase dez minutos para se deslocarem do terminal do autocarro até ao metro. Agora, apesar do tempo do percurso ser muito mais reduzido, os portuenses queixam-se da falta de uma rampa rolante, quer para os mais idosos quer para os utilizadores que cheguem atrasados ou com um número elevado de malas.

José Rocha, utilizador diário do TIC, afirma que utilizar o terminal pode ser um bicho de sete cabeças para quem não conhece. "Está um bocado confuso. Para o português torna-se confuso, para o estrangeiro ainda mais confuso é".

Débora Santos, de 21 anos, utiliza o terminal para se deslocar diariamente para o trabalho. A jovem acha que à noite, altura que mais utiliza o terminal, a passagem pedonal é um pouco "assustadora e escura". Afirma ainda que "para os idosos é um bocado complicado porque não tem rampas (rolantes)".

A obra esteve a cargo da empresa municipal GO (Gestão e Obras) Porto e, segundo a autarquia, teve um investimento municipal de quase um milhão de euros (aproximadamente 940 mil euros).

Inicialmente, a obra da passagem inferior, que se iniciou em dezembro de 2021, tinha a duração prevista de oito meses, mas acabou por durar 18 meses. O Terminal Intermodal de Campanhã foi inaugurado em julho de 2022 e serviu mais de cinco milhões de passageiros num ano.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.