Duas propostas portuguesas disputam construção da Linha Rubi do Metro do Porto

Duas propostas portuguesas disputam construção da Linha Rubi do Metro do Porto
Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

Esta quinta-feira chegou ao fim a entrega das propostas para a construção da linha Rubi da Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ouvídio, em Vila Nova de Gaia.

Segundo um comunicado divulgado pela Metro do Porto, as propostas foram apresentadas pelo consórcio formado pelas empresas ALBERTO COUTO ALVES, S. A., FCC CONSTRUCCIÓN, S.A. e CONTRATAS Y VENTAS, S.A.U. e pelo consórcio CASAIS - Engenharia e Construção, S.A., CONDURIL-ENGENHARIA, SA,TEIXEIRA DUARTE - Engenharia e Construções, S.A., ALVES RIBEIRO, S.A., SOMAFEL - Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A.

A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, e terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e a sua construção terá de estar finalizada até meio de 2026.

Agora, o júri do concurso irá iniciar o trabalho de análise destas duas propostas para poder apresentar ao Conselho de Administração da Metro do Porto, SA o respetivo relatório de avaliação e uma proposta de adjudicação da obra.
A empresa espera que as obras fiquem concluídas em 2026 e que arranquem ainda este ano.

+ notícias: Porto

Pedro Duarte diz que quer "revisitar" programa Porto Feliz avançado no mandato de Rui Rio

Em entrevista ao jornal Expresso, o candidato do PSD a presidente da Câmara do Porto e ainda ministro dos Assuntos Parlamentares disse que Rui Rio "é uma fonte de inspiração em muitas áreas" e que pretende "revisitar" o programa Porto Feliz, destinado a combater a exclusão social e que incidiu principaalmente sobre os arrumadores no Porto.

Empresas de 'tuk-tuks' avançam com queixa-crime contra presidente da Câmara do Porto

Dez empresários de ‘tuk-tuks’ apresentaram esta sexta-feira ao Ministério Público uma queixa-crime contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, por alegada violação de decisões judiciais e favorecimento a cinco empresas do setor no concurso lançado no ano passado.

Detido suspeito de matar mulher no Bairro da Pasteleira no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de ter matado, na madrugada de 31 de janeiro no Bairro da Pasteleira, no Porto, uma mulher por motivos alegadamente ligados ao tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira esta força policial.