Ale-hop já abriu na antiga Mercearia do Bolhão. Cadeia internacional ocupou lugar de loja histórica

Ale-hop já abriu na antiga Mercearia do Bolhão. Cadeia internacional ocupou lugar de loja histórica
Foto: Alexandre Matos | Porto Canal
| Porto
Alexandre Matos

Pouco mais de um mês após o último dia na Mercearia do Bolhão, até então a mais antiga do Porto, a Ale-Hop abriu portas no número 305 da Rua Formosa esta sexta-feira, com a famosa vaca que tanto caracteriza o estabelecimento a ter uma vista privilegiada para o Mercado do Bolhão. Esta é já a quarta loja da cadeia espanhola na baixa do Porto - com uma a pouco mais de 100 metros, na Rua de Santa Catarina -, e a quinta na cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A transformação foi rápida. Depois do encerramento definitivo da Mercearia do Bolhão a 30 de abril, 7 de junho foi a data escolhida pela Ale-Hop para a inauguração do espaço.

No interior, a loja está irreconhecível para alguém que lá tenha entrado ainda no mês de abril e apenas a fachada se mantém da mercearia que foi centenária. As paredes foram pintadas de branco, as prateleiras e toda a mobília que recheava a mercearia retiradas.

A vaca que fica sempre à entrada de todas as lojas da cadeia espanhola teve que fazer um ligeiro desvio na nova localização na Rua Formosa. Sem espaço para ficar no passeio ou já dentro do espaço, esta foi colocada na varanda que fica diretamente acima da porta de entrada.

Porto Canal

Do café, bacalhau, vinho do Porto, frutas e legumes a loja passa agora a oferecer produtos como suportes e capas de telemóveis, peluches, brinquedos, acessórios e outros brindes.

Para já, a Ale-Hop está apenas a arrendar o espaço que pertence a Alberto Rodrigues, dono do prédio inteiro. Mas o proprietário continua a não descartar a opção de vir a vender a loja à cadeia multinacional espanhola.

Sobre as razões do encerramento da mercearia, Alberto Rodrigues queixou-se do negócio a “sofrer”. As pessoas vão ao mais “baratucho”, disse nos dias antes do fecho da loja, atirando-se também para a abertura de grandes superfícies comerciais na zona envolvente.

“Agora o capitalismo selvagem toma conta de tudo, não tem barreiras o capitalismo selvagem”, queixa-se Alberto, acrescentando que as novas superfícies “podem abrir onde quiserem, abafar tudo. Em tempo houve regras, agora não”.

“Chega uma proposta de uma multinacional. Eu faço umas contitas… e acho que ‘já vou nesta embalada’”, confessava enquanto ainda tentava liquidar o resto dos produtos na Mercearia do Bolhão. E na embalada foi.

+ notícias: Porto

Moreira não quer "perder mais tempo" com metrobus e sugere que tema fique para o próximo executivo

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou esta segunda-feira, durante a reunião pública do executivo municipal, que escreveu uma carta ao ministro das Infraestruturas a sugerir que o arranque da operação do metrobus seja tratado apenas pelo próximo executivo, que será eleito nas eleições autárquicas deste ano, em outubro. Em causa está a assinatura do protocolo entre as entidades e a chegada dos veículos ainda no atual mandato.

 

Vereador do Urbanismo do Porto diz que torres na Nun'Álvares são alvo de "desinformação e populismo"

O vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, considerou esta segunda-feira que a discussão sobre as torres que poderão nascer junto à futura Avenida Nun’Álvares tem sido alvo de “desinformação, populismo e demagogia”.

Estudo de faculdade do Porto revela que expor crianças a microplásticos prejudica a sua tiroide e o seu desenvolvimento

A exposição a plastificantes e microplásticos constitui um perigo para o normal funcionamento da tiroide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).