Navio que incendiou chega esta terça-feira ao porto de Leixões

Navio que incendiou chega esta terça-feira ao porto de Leixões
| Porto
Porto Canal / Agências

O navio-tanque Greta K, que se incendiou ao largo do Porto no dia 21, vai dar entrada na tarde de esta terça-feira no porto de Leixões, em Matosinhos, disse à Lusa fonte da administração portuária.

De acordo com fonte oficial da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a embarcação dará entrada em Leixões através do terminal de cruzeiros.

A APDL afirma ainda que está a "reunir todos os esforços para o sucesso da operação".

No sábado passsado, o navio-tanque Greta K foi deslocado para águas internacionais, onde estava previsto permanecer durante três dias, disse à Lusa o comandante da Capitania do Douro e Leixões.

Segundo Silva Rocha, a embarcação foi estacionada a “cerca de 12 milhas do porto de Leixões, o correspondente a entre 16 e 17 quilómetros, com dois rebocadores portuários que o mantêm à espera de um rebocador oceânico contratado pelo armador”.

Para além de ter “maior capacidade”, chega com uma equipa que “faz a recuperação de situações muito difíceis”, acrescentou.

“O que se pretende fazer nos próximos três dias, fora das águas territoriais, é repor algumas das capacidades do navio, nomeadamente de bombagem, para depois ou em Leixões ou em Sines, ser feita a descarga da carga”, precisou então o capitão da Marinha.

Silva Rocha tinha assegurado que a embarcação só iria para o porto se estivessem "reunidas todas as capacidades de segurança e de bombagem para poder fazer a trasfega do combustível para o terminal ao lado do porto de Leixões”.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta para o incêndio no navio-tanque Greta K, com bandeira de Malta, que se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, foi dado cerca das 15h30, do dia 21, para o “Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha”.

O navio tinha 19 tripulantes a bordo, todos de nacionalidade filipina, tendo 16 sido retirados nos últimos dias. A embarcação transporta “gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel)”.

+ notícias: Porto

PSP vai pagar cerca de 18 mil euros de renda mensal pela esquadra no Matadouro

A Câmara do Porto vai cobrar uma renda mensal de 17.702,30 euros à Polícia de Segurança Pública (PSP) pela ocupação do edifício que irá ser ocupado pela 4ª esquadra no complexo do antigo Matadouro de Campanhã, de acordo com a minuta do contrato promessa de arrendamento, divulgada esta quinta-feira. São menos 931,70 euros que o inicialmente pedido pela autarquia.

Lombas instaladas na Rua Costa Cabral para reduzir velocidade

A Câmara Municipal do Porto instalou, esta quarta-feira, lombas na Rua de Costa Cabral, para reduzir a velocidade do trânsito, na sequência de queixas apresentadas por pais de alunos e por associações com instalações naquela zona.

Residência para estudantes vai nascer no Morro da Sé a partir de 22 edifícios antigos

Expecta-se que a partir de 2029 tenham sido transformados 22 imóveis no Morro da Sé, no Centro Histórico do Porto, numa nova residência universitária. O procedimento para a construção foi adjudicado a uma empresa de Gaia e prevê acolher cerca de 110 estudantes. O investimento é de aproximadamente 25 milhões de euros.