"Estamos em contrarrelógio". Não há risco de derrame em navio ao largo de Leixões, mas mau tempo acelera necessidade de reboque 

| Norte
Porto Canal

O comandante do Porto de Leixões afirmou esta quinta-feira que não há perigo de derrame no navio Greta K, onde deflagrou um incêndio. Ainda assim, o capitão Silva Rocha realçou que "o mau tempo está a aproximar-se", estando as autoridades a trabalhar no sentido de atracar o navio o quanto antes.

"A decisão do Estado português é de permitir a entrada do navio no Porto de Leixões. Aguardamos a verificação do requisito legal e a autorização do armador, portanto o proprietário do navio, para que isso venha a acontecer", começou por dizer, em conferência de imprensa. 

O responsável reforçou ainda que, perante o agravamento das condições climatéricas, "desde o meio da tarde teremos já uma altura significativa das ondas, bastante problemática para a operação do navio, e, portanto, exige alguma rapidez agora nesta fase". 

O comandante do porto de Leixões reiterou também que não há perigo de derrame, estando "controlado desde o primeiro momento. Estamos com uma equipa reforçada e com material em prontidão imediata para qualquer necessidade, mas, neste momento, não há perigo que venha a acontecer", destacou. 

Relativamente à origem do incêndio, o capitão Silva Rocha referiu que alguns dos 16 tripulantes da embarcação já começaram a ser ouvidos no âmbito do inquérito administrativo e técnico para perceber o que motivou a ocorrência e fazer uma avaliação do problema, mas sem qualquer cariz judicial. O processo "irá prosseguir a partir de agora", concluiu. 

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.