Incêndio em navio na Foz do Douro mantém-se ativo mas controlado, garante capitania

Incêndio em navio na Foz do Douro mantém-se ativo mas controlado, garante capitania
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio que deflagrou na terça-feira no navio Greta K ao largo do Porto continuava ativo esta quarta-feira, mas controlado, mais de 16 horas depois do alerta, disse a capitania do porto de Aveiro, por volta das 07h00.

“Mantém-se tudo igual a ontem à noite [terça-feira]. O navio [que transporta combustível refinado] continua a cerca de 11 milhas da linha de costa [quase 18 quilómetros] e tem dois rebocadores portuários a dar assistência, a manter a posição e a arrefecer as estruturas com jatos de água”, disse à Lusa o comandante do Porto de Aveiro.

De acordo com o capitão Silva Rocha, no local e nos rebocadores, cerca das 07h00, mantinham-se o comandante e dois tripulantes para prestar assistência técnica necessária.

“Estamos a aguardar a chegada da Fragata Corte-Real da Marinha para que depois as equipas técnicas façam uma avaliação mais rigorosa sobre o que está a acontecer no navio”, disse.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi dado cerca das 15h30 de terça-feira para o “Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha” para um “incêndio no navio-tanque Greta K, com bandeira de Malta, que se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, com 19 pessoas a bordo, todas de nacionalidade filipina”.

+ notícias: Norte

Numa só madrugada foram assaltadas 14 igrejas em Bragança

Esta semana o distrito de Bragança ficou em alerta devido ao número de igrejas assaltadas em relativamente pouco tempo. Tal como conta a SIC Notícias, numa só madrugada foram assaltadas 14 igrejas nas aldeias de Bragança e Vinhais. Ouro e dinheiro são os principais alvos dos assaltantes que tudo indica que sejam os mesmos em todos os assaltos.

Taxa turística da Póvoa de Varzim já rendeu 400 mil euros

Só nos primeiro sete meses deste ano, ou seja, até julho, a taxa turística da Póvoa de Varzim já rendeu mais de 400 mil euros, avança o Jornal de Notícias este domingo.

Populares manifestam-se este domingo contra transladação de restos mortais de Eça

Um conjunto de populares de Santa Cruz do Douro, em Baião, vai manifestar-se este domingo contra a translação dos restos mortais de Eça de Queiroz, sepultado no cemitério da região há 34 anos, para o Panteão Nacional, em Lisboa.