Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva

Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público está a investigar 12 jogos do Benfica, entre 2016 e 2019, por suspeitas de corrupção desportiva. 

A informação é avançada pela TVI, que teve acesso ao processo que junta vários casos em que o clube da Luz está envolvido. 

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as águias pagaram a adversários para 'facilitar' em determinados jogos ou a oponentes de FC Porto e Sporting para que estes ganhassem aos rivais diretos na luta pelo título nacional.

A investigação incide entre os anos de 2016 e 2019, altura em que Luís Filipe Vieira, acusado de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos no âmbito do processo "Saco Azul", era o presidente do Benfica.

A par destas acusações imputadas aos 'encarnados' relativamente à adulteração de resultados desportivos, o poder da influência da formação lisboeta na dependência económica sobre pequenos clubes é também visada, face a transferências de jogadores com contrapartidas financeiras. Perante este cenário, o Ministério Público acredita que o Benfica tenha fomentado "um ambiente de favor, com implicações diretas e práticas nos jogos".

A TVI revelou seis dos 12 jogos que estarão sob investigação. Cinco deles ocorreram em épocas que culminaram com o título de campeão nacional do clube da Luz. 

Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016
Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017
Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017
Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018
Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019
FC Porto-V. Setúbal, 1-1, maio de 2017

 

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".