Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva

Ministério Público investiga 12 jogos do Benfica por suspeitas de corrupção desportiva
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público está a investigar 12 jogos do Benfica, entre 2016 e 2019, por suspeitas de corrupção desportiva. 

A informação é avançada pela TVI, que teve acesso ao processo que junta vários casos em que o clube da Luz está envolvido. 

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as águias pagaram a adversários para 'facilitar' em determinados jogos ou a oponentes de FC Porto e Sporting para que estes ganhassem aos rivais diretos na luta pelo título nacional.

A investigação incide entre os anos de 2016 e 2019, altura em que Luís Filipe Vieira, acusado de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos no âmbito do processo "Saco Azul", era o presidente do Benfica.

A par destas acusações imputadas aos 'encarnados' relativamente à adulteração de resultados desportivos, o poder da influência da formação lisboeta na dependência económica sobre pequenos clubes é também visada, face a transferências de jogadores com contrapartidas financeiras. Perante este cenário, o Ministério Público acredita que o Benfica tenha fomentado "um ambiente de favor, com implicações diretas e práticas nos jogos".

A TVI revelou seis dos 12 jogos que estarão sob investigação. Cinco deles ocorreram em épocas que culminaram com o título de campeão nacional do clube da Luz. 

Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016
Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017
Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017
Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018
Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019
FC Porto-V. Setúbal, 1-1, maio de 2017

 

+ notícias: Desporto

Tribunal confirma condenação de Pedro Guerra por difamação do FC Porto

O Tribunal de Relação do Porto mantem a condenação por difamação ao ex-diretor da Benfica TV, naquele que é um processo movido pelo FC Porto, avança o Jornal de Notícias avança na noite desta quinta-feira.

“Uma explosão de alegria”. Equipa de voleibol do FC Porto recorda conquista do tetra

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos, no primeiro dia de maio, depois de o FC Porto ter conquistado o quarto campeonato nacional consecutivo de voleibol. O triunfo das azuis e brancas vai ser recordado esta sexta-feira, pelas 22h30, no Porto Canal e na FC Porto TV.

Porto vai ter dois ecrãs gigantes para população assistir ao Euro 2024

A Câmara Municipal do Porto vai instalar dois ecrãs, um no Largo Amor de Perdição, na Cordoaria, e outro no exterior do Pavilhão Rosa Mota - Super Bock Arena, para a população assistir aos jogos do Euro2024 de futebol.