Da "falta de regularidade" durante a época ao "nojo" dos processos do Benfica. As palavras de Frederico Varandas 

Da "falta de regularidade" durante a época ao "nojo" dos processos do Benfica. As palavras de Frederico Varandas 
| Desporto
Porto Canal

Frederico Varandas, presidente do Sporting, concedeu esta segunda-feira uma entrevista ao canal do clube, na qual abordou vários temas da atualidade do emblema leonino e do futebol português, dentro e fora das quatro linhas. 

Na primeira entrevista desde novembro do ano passado, Varandas admitiu que o clube de Alvalade "pecou por alguma falta de regularidade no plano interno" e teceu ainda duras críticas ao rival da segunda circular, focando nos casos de justiça que envolvem o Benfica, chegando a falar de "nojo".

"No plano interno pecámos por alguma falta de regularidade", começou por dizer em declarações à Sporting TV. "Também é justo reconhecer que a nossa qualidade de jogo de futebol não se coaduna com a nossa classificação na Liga. Não é a qualidade que faz a classificação, são os pontos, e infelizmente não fomos eficazes em determinados jogos no início da época e pagámos caro. Pagámos caro em determinados jogos em que fomos muito superiores ao adversário, em que não fomos eficazes. Vejo matriz de jogo muito semelhante nestes três anos". 

O dirigente não deixou de elogiar a época do Benfica, atual líder do campeonato. 

"Temos um líder justo na Liga [Benfica], que tem sido muito competente e que ganha jogos mesmo quando não joga bem. E nós, pelo contrário, não ganhámos mesmo quando jogámos bem. Agora, acreditamos que é possível chegar à Champions League, o campeonato já é difícil", realçou. 

Caso César Boaventura

Fora do universo leonino, Frederico Varandas comentou os casos mais polémicos do futebol português, nomeadamente o que envolve César Boaventura, acusado de aliciar jogadores para perderem com o Benfica. O dirigente dos 'Leões' defende que os principais beneficiários, Benfica SAD e Luís Filipe Vieira, não estão a ser acusados.

"Não concordamos com a acusação. Concordamos com tudo o que está lá, mas entendemos que falta uma peça central do puzzle. O Ministério Público não está a acusar o mentor deste crime organizado, mas sim o mensageiro. Vamos pedir a abertura de instrução deste caso, analisámos com toda a atenção. O Ministério Público reconhece a proximidade de Boaventura com Luís Filipe Vieira, que falavam por telefone. Constatamos que tentou corromper quatro jogadores de futebol. César Boaventura, num hobbie pessoal, sente-se disponível para pagar 480 mil euros para a sua equipa ganhar. Na cabeça de qualquer pessoa isto não faz sentido algum. Custa acreditar que um intermediário gaste este dinheiro com quatro jogadores. Inclusive há uma escuta em que Boaventura diz a um jogador que o próprio presidente ‘está na disposição de te oferecer 40 mil euros se fizeres isto, isto e isto’ - isto está na acusação, diz mesmo o nome do presidente do Benfica.", sublinhou Varandas. 

O líder do emblema lisboeta reiterou que "achamos que neste processo o mensageiro está acusado, o principal beneficiário, neste caso Luís Filipe Vieira e a Benfica SAD, não estão. Achamos que é um erro, esperamos que seja corrigido. Isto é apenas um processo de vários que estão na ordem do dia."

'Saco Azul' do Benfica em cima da mesa

Em relação ao processo Saco Azul do Benfica, Frederico Varandas é perentório e pede uma investigação mais aprofundada. 

"Temos um clube onde há um esquema falso de faturas para libertar mais de 1 milhão de euros em cash. Para emprestar de um amigo do anterior diretor financeiro do clube. Depois, há pagamentos para um árbitro então ainda no ativo, Bruno Paixão. Para quê 1 milhão em cash? A Benfica SAD vai ser acusada de evasão fiscal. Mas o dinheiro era para quê? Que a investigação não fique pela evasão fiscal", realçou, dando o exemplo da Juventus que foi já punida por duas ocasiões na presente temporada. 

"Ainda recentemente tivemos um clube, a Juventus, ao qual foram retirados 15 pontos por evasão fiscal. Não foi por corrupção desportiva, pela qual desceu em 2006. Por manipulação de dados financeiros e evasão fiscal foram retirados 15 pontos e todos os administradores suspensos. O Sporting foi, e não interessa quem era o presidente da altura, uma das principais vítimas deste esquema criminoso. Desportivamente e do ponto de vista financeiro. O Sporting não se contenta e vai lutar na justiça por isto. Isto é um nojo, não há outra forma de o classificar". 

Posição de Rui Costa nos processos que têm envolvido o clube da Luz

"Já ouvi o que o presidente Rui Costa já disse. Acredito que não estivesse envolvido e que não soubesse do que se passava. Agora sabe. Penso que, muito mais importante do que aquilo que dizemos, é o que fazemos. Não basta dizer que somos diferentes, temos de mostrar que somos diferentes. São estas decisões, ou não decisões, que nos marcam para a vida. Estando a ganhar ou perder, é preciso mostrar com atos que somos diferentes", afirmou o líder sportinguista, visando Rui Costa. 

"Discordo do presidente Rui Costa quando diz, num discurso qualquer, a apelar aos benfiquistas que ficassem imunes ao ruído externo. Não é ruído externo, é ruído interno e ensurdecedor. Acho que ele sabe. Já vamos para 116 anos de história e os valores são importantes", frisou. 

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

A perder por dois, Gil Vicente empate frente ao Arouca depois dos 90 minutos

O Gil Vicente-Arouca, que arrancou pelas 20h15, abriu a 31ª jornada da primeira liga e acabou empatado a duas bolas. Os arouquenses estiveram a vencer por duas bolas a zero mas a equipa de Tozé Marreco conseguiu dar a volta no resultado e marcar dois golos já após os 90 minutos.